20% dos adolescentes não escovam os dentes todos os dias

Numa amostra de 7 mil adolescentes dos 12 aos 18 anos, 20% dos inquiridos admitiram não escovar os dentes diariamente e apenas um quarto afirmou fazê-lo duas ou mais vezes por dia.

A investigação sobre os hábitos de higiene oral dos adolescentes foi conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pela Escola Superior de Saúde de Viseu, tendo por universo as escolas públicas deste distrito.

Ainda de acordo com o estudo, só 4,4% dos adolescentes usam com frequência o fio dentário e 13% dos inquiridos nunca foi ao dentista. Metade dos alunos alvo da amostra referiu ter consultado um dentista no ano passado.
Rapazes mais desleixados

Os resultados revelaram também que as raparigas são mais cuidadosas do que os rapazes na higiene oral, escovando mais vezes os dentes e utilizando mais frequentemente o fio dentário. São também elas que mais amiúde recorrem ao dentista.

Dos adolescentes que foram ao dentista, metade realizou consultas de rotina, 28% devido a dores nos dentes e 22% por outros problemas orais.

Segundo Nélio Veiga, autor do trabalho, "quanto mais escolarizados são os pais, maior é a probabilidade de o jovem escovar os dentes duas ou mais vezes por dia".

Nélio Veiga recomenda que, nos programas de saúde oral, as medidas de prevenção sejam dirigidas particularmente aos jovens dos meios rurais e com menor nível social e económico.

O investigador lembra que, em Portugal, as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde oral "são bem evidentes", dado serem exercidos na maioria dos casos no sector privado, "condicionando o acesso dos mais desfavorecidos por falta de recursos financeiros".

in Expresso

Written By
More from

Extrato de romã pode estimular contração do útero no parto

Pesquisadores constataram que o esteróide beta-sitosterol, presente nas sementes da fruta, poderia...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *