A Imagem Pessoal

pessoal

pessoalNuma entrevista com a nossa Especialista em Moda Bia K., veja aqui as dicas sobre imagem pessoal para usar no seu dia a dia, num copo À noite com os amigos ou somente o que levar vestido para o seu emprego!
– Qual a importância da imagem pessoal para o sucesso profissional? Concorda com a expressão ‘imagem pessoal é tudo’?
Não, não concordo com a expressão “Imagem Pessoal é tudo”, acredito que o que há por dentro de uma pessoa, sua alma, seja infinitamente mais importante do que sua aparência externa, nada substitui o valor de suas crenças, seus ideais, seus sonhos e seus dons. Em meu trabalho tento refletir as melhores características humanas e individuais de meus clientes em suas imagens pessoais. Acredito também que não adianta SER uma boa dona de casa ou um excelente profissional, a pessoa também precisa PARECER ser tudo isso, seu sucesso pessoal ou profissional pode depender desta harmonia.
Pesquisa recente realizada nos EUA pelo “High Beam Research Institute”, demonstra que a Boa Imagem Pessoal de um executivo corresponde a 70% do sucesso de sua carreira, a pesquisa mostra prova também que a boa aparência não está em hipótese alguma associada à beleza, prova disso é que existem pessoas belíssimas que não sabem (ou não querem) apresentar-se de forma bela e elegante. Estão inclusos nesta lista da pesquisa pontos vitais na própria aparência, tais como: Biotipo Facial (corte de cabelos, maquiagens ou barbas, sobrancelhas, pele, etc), Biotipo Corporal (neste ponto, estar levemente acima do peso pouco importa, o mais importante é saber adequar bem as tendências a cada biotipo), discrição (a prudência em selecionar peças de bom gosto e discretas é fundamental), qualidade do vestuário e being polite (bons modos, no bom português).
Ou seja, ser bonito(a) ou feio(a) ou a idade não são os focos principais, o que vale é a imagem pessoal como um todo, o conjunto precisa ser harmônico.
Uma vez, atendendo a alguns executivos de uma multinacional, perguntei à gerente de RH qual era a principal queixa de seus clientes em relação à sua equipe. Sua resposta foi automática: “Clientes estrangeiros sentem-se menosprezados com executivas (os) que não se produzem para atendê-los, em sua concepção, é como se a empresa não desse a mínima para ele.” Uma simples maquiagem bem feita reflete interesse e respeito pelo cliente. O corte bem talhado de um terno ou um tailleur representa, na linguagem da Imagem Pessoal, que o executivo é competente e sério, gestos como falar baixo, sentar-se adequadamente, livrar-se de alguns vícios de linguagem ou de postura ou até mesmo um cabelo bem cortado e bem cuidado são pontos fundamentais no conjunto de uma boa imagem pessoal.
Em meu trabalho foco todos estes itens, a moda ou as tendências são somente uma das partes destes instrumentos.
– Qual dicas dá para mulheres e homens que desejam alcançar sucesso em suas profissões? O que é totalmente proibido?
Em primeiro lugar cuidar bem das peças que já se tem no guarda roupa, observar se os sapatos estão bem engraxados, se estão faltando botões nas camisas ou ajustes nas numerações. Peças desbotadas, muito largas ou demasiadamente justas e mal acabadas devem ser imediatamente descartadas.
Em segundo lugar, evitar excessos, a maioria de meus clientes tem muitas peças no armário, compradas às pressas e ainda por cima com as etiquetas da loja intactas, este tipo de desperdício gera insegurança, a pessoa nunca sabe o que vestir. Quando se chega a este ponto, é importante que se busque a ajuda de uma Consultora de Moda e Imagem Pessoal, ela irá orientá-lo (a) como combinar as peças entre si, alinhando-as ao seu estilo, biotipo e profissão, fará uma lista do que está faltando e o auxiliará nas compras. Meus clientes recebem um CD com todas as fotos de seus “looks”, geralmente o imprimem e montam painéis em seus Closets com as peças que irão usar em cada dia da semana, facilitando assim o dia a dia, que é sempre corrido, também indico quais cortes de cabelos, barbas ou maquiagens (aula prática) mais adequados a cada biotipo. Muitos deles não são reconhecidos na rua pelos colegas após a consultoria!

Quais são os “pecados” que não devem ser cometidos de forma alguma?

“O vulgar é irmão gêmeo do brega sempre!”
Mulheres estão proibidas de utilizar peças decotadas, transparentes ou muito curtas e homens devem fugir dos cortes e tecidos “vulgares”, ou seja, mal acabados.
Outro ponto importante são as combinações de cores, vestir-se com cores “frias” no inverno e “quentes” no verão demonstra que o profissional está antenado com a moda e o bom senso.
Mulheres evitem combinações do tipo: terno vermelho com sapato vermelho (prefira o areia) ou então bota cano curto com saia, tendência perigosa que não favorece quase nenhum biotipo.

– A imagem pessoal deve levar em conta a profissão (por exemplo, há profissões que exigem um visual mais conservador) ?Gostaria que desse algumas dicas específicas sobre roupas, maquiagem e cabelo para determinadas profissões como advogados (as), executivos (as) e profissionais liberais. Quais as receitas infalíveis para não errar:

Sim, a imagem pessoal deve levar em conta a profissão, o biótipo, à idade e o estilo pessoal de cada um.

. No dia-a-dia? Depende da empresa, Casual Wear, por exemplo, não significa de forma alguma, “estou indo ao clube wear”, peças clássicas como calças sociais acompanhadas de camisas lindas e de qualidade são bem vindas tanto aos homens quanto as mulheres, eles podem acrescentar a gravata caso a empresa exija e elas deverão investir em acessórios modernos como colares de pedras brasileiras que quebram a monotonia de qualquer visual além de deixá-las mais femininas e bonitas. Uma dica importante que observo em quase todas as empresas que visito: meninas joguem na lixeira aquelas “piranhas” horrorosas! As que se sentem desconfortáveis com as longas (às vezes até demais) madeixas caindo no rosto, deverão recorrer ao “rabo de cavalo”, peçam ao cabeleireiro de vocês que as ensine com prender os cabelos de forma moderna e sofisticada, ou então aceitem o conselho do mesmo em inovar o visual!
. Nas reuniões de negócios? Formal Wear: terno completo, camisa clara e lisa acompanhada de gravata neutra para os homens (lembrando que a meia acompanha o tom da calça, exceto sapatos pretos, onde a meia deverá ser sempre preta) e tailleur com scarpin para mulheres.
. Nos eventos profissionais? Peças atuais e discretas ao mesmo tempo. Observar com atenção o convite, traje esporte, por exemplo, não significa shorts e camiseta (pior ainda chinelos), você não está em casa… Vá com um conjunto casual e descontraído, mas com bom gosto e bom senso, lembre-se, o ambiente é profissional. Outro ponto importantíssimo: fique longe das bebidas alcoólicas!
– Qual a diferença entre marketing pessoal e imagem pessoal?
Um bom marketing pessoal depende de uma excelente estratégia de imagem pessoal e vice versa. O marketing pessoal é comportamental, relacionado à ética e etiqueta profissional, cultural ou social. Oriento desde a forma como caminhar, conversar, sentar-se do cliente até como comportar-se à mesa em uma reunião internacional. A imagem pessoal é um conjunto harmônico: corte e cores de cabelos, se um cliente deve usar barbas ou não, truques de maquiagem às clientes, orientações em relação ao estilo e ao guarda roupa ideal, combinações de acessórios, estampas e cores.
– Qual a vantagem de se contratar um profissional de imagem pessoal? O investimento vale a pena?
Lhe responderei com as palavras do meu filho aos 5 anos quando a professora lhe perguntou o que fazia a mamãe, ele respondeu: “A mamãe ensina às mulheres e aos homens como ficarem mais bonitos”.
A Personal Stylist atende pessoa física (guarda roupa, cabelo, maquiagem e acessórios) e a Consultora de Moda atende a empresas (palestras, uniformes e repaginação de executivos).

Como é o seu trabalho? Como vc sabe o que a pessoa deve
ou não vestir?

Sou formada em moda (Santa Marcelina) onde criei o primeiro curso de Consultoria de Moda, fiz pós-graduação (Iese Business School), mas confesso que aprendi o que uma pessoa deve vestir ou não, na prática, sou muito intuitiva e sensível a pequenos detalhes.
No plano “Personal Stylist Guarda Roupa” faço uma análise completa do guarda roupa de meu cliente, mostrando quais as peças mais adequadas ao seu estilo pessoal, profissão e biotipo, com fotos para sua consulta posterior, também indico qual o melhor corte de cabelos e a melhor maquiagem para o biotipo facial e corporal, além de combinação de cores, estampas e acessórios. Também oriento em relação ao estilo pessoal e como adequar a moda (tendências) ao biotipo e profissão e como vestir-se em todos os tipos de festas e eventos.

No atendimento a empresas são três tipos de trabalhos específicos:
1. Repaginação de Funcionários (as)
Procuro solucionar problemas relacionados à imagem das empresas orientando funcionários e executivos em relação à postura e elegância diante de clientes e fornecedores, através de palestras e atendimento individualizado ou em pequenos grupos femininos e masculinos.
2. Palestras sobre Moda e Tendências que agradam e atraem clientes e funcionários.
3. Criação e desenvolvimento de Uniformes Exclusivos.

Conte-me situações curiosas que vc já viveu dentro da profissão?

Certo dia, encontrei uma cliente, uma senhora, dona de casa, em uma loja de decoração acompanhada de seu marido, quando ela nos apresentou, ele me cumprimentou de forma bastante eufórica, disse que precisava me agradecer, pois sua esposa estava “espetacular, mais linda do que quando se conheceram e que todos os dias ele pergunta: “querida, aonde iremos com você bonitona deste jeito”?”. Em seguida minha cliente declarou-se diante dele, disse que o casamento dos dois, de 40 anos, melhorou 100% após sua transformação! Esta mulher nunca havia acreditado em seu potencial de beleza, sempre se achou o “patinho feio” e hoje lava louças aos domingos, maquiada, muito bem arrumada e sentindo-se linda, feliz e poderosa… Nunca vou me esquecer deste dia!

Para vc, o que é se vestir bem?

É respeitar-se e amar-se a si mesmo de ao próximo, lembrando que todos os dias de nossas vidas são importantes, Jacky Kennedy dizia que “uma mulher que só se produz para ir a festas nunca será uma mulher elegante”. Concordo com ela, precisamos estar bem vestidas, bem maquiadas, cabelos arrumados e com as unhas bem feitas durante todos os 360 dias do ano, até para ir à padaria!

Quem procura um personal stylist?

Geralmente profissionais que sabem o quanto uma boa imagem pessoal é importante para sua carreira, ou então mulheres (principalmente) com sede de valorizar-se e aumentar a auto-estima.

Quem deve procurar um personal stylist?

Todos que quiserem ficar mais bonitos e elegantes!

Em quais situações as pessoas mais procuram um personal
stylist?
Não existe um período fixo em que esta procura é maior, meu marketing é o “boca a boca”, clientes satisfeitos sempre indicam novos clientes.

Vc fala “não” pro seu cliente? Por exemplo: ele quer comprar uma peça que vc acha que não é adequada. Vc fala isso diretamente para ele? Se sim, isso não mexe com o ego do cliente e pode causar um desconforto? Se não, vc não está deixando de cumprir com o seu papel?

A minha fama é de que sou mais sincera que a mãe, a melhor amiga, a irmã ou o marido de minhas clientes, meu objetivo é torná-las mais bonitas e elegantes, se determinada peça não lhe cai bem, retiro de seu armário imediatamente.
Quase todos os meus clientes dizem que ficaram menos consumistas depois que me contrataram, sou absolutamente organizada e prudente em relação à lista de compras deles, jamais atendo o “Personal Shopping” com uma pessoa na qual não conheci o guarda roupa ainda.
Já aconteceu diversas vezes de um cliente querer comprar muitas outras peças além das que estavam na minha lista, ou seja, em falta em seu armário, simplesmente digo que não e tenho absoluta certeza de que sou muito mais respeitada e admirada em função desta minha característica ética em relação aos gastos desnecessários, pois o supérfluo nunca é bom, senão não seria supérfluo, concorda?

Como vc se sente quando dá a dica de um look, para um
casamento por exemplo, mas a pessoa não segue?

Nunca aconteceu. Minhas clientes confiam-me sua imagem pessoal de forma confiante e segura, o processo é longo, eu não dou “palpites” nem “dicas” aos clientes, faço uma análise completa e rigorosa sobre seu estilo pessoal, sua profissão, seus desejos, dúvidas e necessidades, tenho comigo suas medidas, fotos de seu guarda roupa, sei quais cores ela não gosta, qual modelagem (decotes, comprimentos, etc.) ela nunca usaria, ou seja, sei que foi para deixá-la mais bonita que fui contratada e é isso que faço, principalmente quando vão à grandes festas.

Vc lida com estilos diferentes de pessoas (do hippie à
patricinha, por exemplo), ou sempre o mesmo perfil?

Como atendo pessoas de todas as idades (de adolescentes à pessoas mais maduras), nacionalidades e culturas muito distintas entre si, são comuns os estilos muito diversos. Respeito imensamente a individualidade e o gosto pessoal de cada um.

Qual a idade em que as pessoas mais procuram um personal stylist?

Tenho clientes dos 10 aos 90 anos.

Quanto a pessoa vai gastar para ter um personal stylist?

Cobro R$ 1.200,00 por meu serviço mais completo, o “Personal Stylist Guarda Roupa”, que tem uma duração aproximada de 3 dias, incluindo Personal Shopping e CD com o resultado da consultoria e cobro R$ 300,00 pela consulta no plano “Personal Stylist Basic” com 1h30 de duração. Os valores referentes ao atendimento a empresas são calculados de acordo com as necessidades das mesmas.

Quem procura mais o serviço: homens ou mulheres?

Muito mais mulheres no atendimento a pessoa física (guarda roupa) e uma porcentagem empatada no caso de atendimento à empresas.

Bia Kawasaki – consultora de moda e imagem pessoal.
bia@biakawasaki.com.br
tel (11) 9652-6048
Especialista doBebe.com

Written By
More from

Passatempo Edições Asa Livros Miffy – Vencedores

As Edições Asa e o Portal dobebe.com iniciam apartir de hoje uma...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *