A importância de ter amigos

amigos

Os amigos têm um papel muito importante no desenvolvimento fisico, emocional e social da criança.
Estimulam o desenvolvimento físico, pois são companheiros de brincadeiras constantes e empolgantes, que deixam arranhões e cortes, mas que também levam a criança a puxar pelo corpo. Estimulam o desenvolvimento emocional, na medida em que a criança aprende que nem tudo na vida acontece como ela gostaria, que não pode ganhará sempre.
Que por vezes tem de saber controlar e gerir as suas emoções. E estimulam o desenvolvimento social, uma vez que a criança rapidamente se apercebe de que as relações com os outros obedecem a regras, que a diplomacia é uma arte e  a negociação uma necessidade.
Os pais devem promover o relacionamento dos seus filhos com outras crianças, procurando estimular as amizades com modelos positivos e desencorajar aquelas crianças que não representam o seu ideal de postura e de carácter. Um dos aspectos mais importantes nas amizades dos nossos filhos deve ser a diversidade.
Amigos da escola, da ginástica, dos escuteiros ou de outros grupos devem existir para que a criança possa ter consciência da diversidade, de forma a escolher aqueles com quem mais se identifica e não por serem os únicos.
Mas, ao mesmo tempo, é fundamental que os pais enquanto se preocupam em encorajar a independência da criança promovam igualmente o seu interesse pelas actividades familiares é deste equilibrio que vai resultar o carácter da criança.

Drº Paulo Om
Pediatra

Tags from the story
Written By
More from

A sexualidade

A sexualidade não é assunto da adolescência ou da idade adulta, existe...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *