Bebé

A leitura

A leitura
do Bebé

Acreditava-se tacitamente que, se na infância, alguém for suficiente motivado e participar de uma casa em que se valoriza a leitura, aprenderá a ler com facilidade. Mas, como muitas outras hipóteses de que a leitura se dá natural e facilmente em todas as crianças não é verdadeira. A leitura não é um processo natural ou instintivo, mas adquirido, e deve ser ensinado. Um número grande de meninos e meninas bem-intencionados (incluindo alguns muito inteligentes) passa por sérias dificuldades quando aprendem a ler, mas não por serem crianças desinteressadas ou “preguiçosas”. Este problema passa a ser frustrante e persistente.
A maior parte das crianças deseja aprender a ler e, de facto, o fazem rapidamente. Para as crianças com problemas na aprendizagem da leitura e escrita, contudo, a experiência é muito diferente: a leitura, que parece ser algo que as crianças atingem sem esforço nenhum, é algo além do seu alcance. Aquelas crianças, que entendem a palavra transmitida oralmente e adoram ouvir histórias, ou seja, crianças que compreendem um texto lido por outra pessoa, mas não conseguem decifrar as mesmas palavras quando escritas no papel. Frustram-se e desapontam-se.
Os professores se perguntam o que eles ou a criança podem estar a fazer de errado, e os pais questionam-se, com sentimentos de culpa ou irritação.
A verdade é que a esta perturbação pode infiltrar-se em todos os aspectos da vida de uma pessoa, sendo frequentemente descrita como uma incapacidade oculta, porque se pensava que não apresentava sinais visíveis. Esta perturbação, porém, só se oculta àqueles que não têm de viver com ela e sofrer seus efeitos. Hoje, é possível apontar uma imagem do funcionamento interno do cérebro, o que se faz por meio da nova tecnologia de imagem cerebral, e dizer: aqui que está a raiz do problema.
Sabemos por que os disléxicos, independentemente da sua motivação ou inteligência, passam por dificuldades de leitura. A dislexia é um problema complexo que tem suas raízes nos mesmos sistemas cerebrais que permitem ao homem entender e expressar-se pela linguagem. Pela descoberta de como uma ruptura nestes circuitos neurológicos fundamentais para a codificação da linguagem dá surgimento a este problema na leitura, pudemos compreender como esta desordem parte do fundo do cérebro e se entende não apenas ao modo como uma pessoa lê, mas, surpreendentemente, a uma gama de outras funções importantes, incluindo a capacidade de soletrar, de memorizar palavras e articulá-las e de lembrar certos factos.
Seja dislexia, seja um distúrbio de leitura e escrita, a intervenção passa pelos mesmos mecanismos, ou seja, a nossa actuação não visa a patologia em questão, e sim, o mecanismo que o leva a criança a ler assim, actuando como facilitadores da aprendizagem da leitura e escrita.
Eu, como técnica de reabilitação em distúrbios de leitura e escrita, não utilizo fórmulas nem técnicas especiais. Cada criança pertence a um processo singular de aquisição e desenvolvimento da sua própria leitura. Cabe, a nós terapeutas, verificar em qual rota de leitura faz a criança, perceber as tarefas em que a criança não consegue executar bem, e trabalhá-las para alcançar os seus objectivos. Parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Exige muito treino, dedicação da própria criança e paciência dos pais.
Actividades no âmbito da consciência fonológica, soletração, memória e expor à criança ao contacto de livros, mesmo sendo nós a contar as histórias, devem ser sempre incentivadas.

Até à próxima.
 

Dr.ª Daiane Rocha.
Especialista em Linguagem e Estética da Face. do Portal dobebe.com
Mestranda em Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem.
www.daianerocha.com
www.linguagemefala.blogspot.com

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bebé
do Bebé

More in Bebé

otite externa no verão

Otite externa mais frequente no Verão

mustela bebe 99161

Noites Tranquilas com Bálsamo Reconfortante Mustela®

bebe seguro 8372

Bebé Vida apresenta dicas e conselhos sobre Segurança Infantil

bebe coisas boas 3748

Bebés só se lembram das coisas boas

bebe tablet 028

Tablet pode ser benéfico para menores de três anos

sera que dormir e dificil

E quando dormir é difícil…

bebe crescer

Labirintos do Crescer

tempo de brincar

É tempo de brincar e de se divertir!

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.