A Origem…da Massagem Infantil

massagem(2)

Um pouco da História da Massagem Infantil
 A massagem infantil é uma prática ancestral com raízes na Ásia onde se revela a importância física e espiritual atribuída ao toque por algumas culturas desta região. O toque, através da massagem, é percepcionado como sendo vital para o desenvolvimento harmonioso das crianças (e também das suas mães).
  A massagem infantil foi popularizada na Europa e nos E.U.A pelo médico francês Frédéric Leboyer (“Shantalla” – massagem indiana) e divulgada de um modo mais sistemático por Vimala McClure.
 Vimala McClure aprendeu as técnicas de massagem infantil num orfanato indiano onde trabalhou no início dos anos 70. No final dessa década McClure desenvolveu os primeiros programas de formação para instrutores de massagens e em 1986 fundou a Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM), iniciando assim um programa com pais e bebés utilizando a prática antiga da massagem infantil (Masssagem Indiana, Massagem Sueca, Reflexologia e Yoga).
A IAIM foi a primeira organização mundial do género e embora a massagem infantil exista em vários países há vários séculos, Vimala foi a primeira pessoa a organizar um programa profissional. A sua teoria, currículo e objectivo são únicos, tendo sido minuciosamente desenvolvidos e aperfeiçoados através de investigação e experiência prática.
A IAIM (Associação Internacional de Massagem Infantil) tem como objectivo supremo a promoção do toque nutritivo e da comunicação através da formação, educação e investigação para que os pais, educadores e crianças sejam amados, valorizados e respeitados pela comunidade mundial.
Desde então, Esta Associação tem vindo a ser representada em diferentes países e tem vindo a formar cada vez mais instrutores qualificados para a promoção de interacções positivas entre pais e filhos.
 A importância do toque é tão grande, e os resultados tão positivos, que a IAIM, está espalhada por mais de 40 Países. Em Portugal foi formalizado o núcleo português em Abril de 2003, com o nome de Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI).

Origem das Técnicas Desenvolvidas no Programa de Massagem Infantil da IAIM
 As técnicas de massagem infantil divulgadas no programa da IAIM têm origem em 4 grandes grupos, tendo sido combinadas, adaptadas e postas em sequência por Vimala McClure.
 Podemos então encontrar:
 As técnicas de origem indiana e sueca que se balançam entre si perfeitamente. Isto é visível nas técnicas aplicadas aos braços e pernas – a massagem indiana move-se no sentido das extremidades para o alívio de tensões, enquanto as técnicas suecas estimulam a circulação do sangue em direcção ao coração.
 As técnicas com origem em princípios de Yoga, tal como a ginástica e a sequência de massagem para as cólicas, gases e obstipação.
 As técnicas baseadas em princípios de reflexologia, como algumas sequências trabalhadas nos pés e nas mãos.
 As técnicas de toque nutritivo (toque de relaxamento, pousar de mãos e contenção), são técnicas originais criadas por Vimala que criou uma série de movimentos que podem contribuir para o ensino da massagem infantil e apoiar quer pais quer bebés em diferentes situações e momentos.

Contactos: IAIM www.iaim.net e APMI www.apmi.org.pt

Sónia Rodrigues
Instrutora de Massagem Infantil
Educadora de Infância
http://mundodamassagemaobebe.blogspot.com

Tags from the story
Written By
More from

Mascarados são lindos …

 Escolha o seu bebé preferido ... evote  na tabela no menu à direita.Foto 1...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *