A sua alimentação nas férias

comer_verao

Chega e o verão e é tempo de ir de férias. Conhecer novos lugares, gentes e costumes… E, quase sempre, conhecer também novos sabores e receitas. Mas atenção, não deixe que o prazer de experimentar novos pratos ponha em risco a sua saúde. Ficam então alguns conselhos para se proteger dos principais riscos relacionados com a alimentação em férias.

1) Risco de Desidratação ou de Intoxicação Alimentar
Ir de férias para destinos quentes e/ou húmidos, significa que as necessidades hidricas do organismo vão aumentar. No entanto, o facto de se estar de férias, em passeio e entretido a visitar lugares novos, faz com que não se beba a quantidade de água adequada. De facto, são vários os factores que nos podem levar a beber menos água do que o normal na nossa rotina:
– deslocações e excursões em viagem;
– a falta de água engarrafada ou o receio de beber água contaminada;
– a ausência de uma casa de banho por perto;
– consumo de outras bebidas à refeição (refrigerantes, bebidas alcoólicas). É normal que aproveite o facto de estar de férias para beber aquilo que não bebe na maioria das vezes.
Assim, devemos procurar adoptar algumas estratégias que nos protejam da desidratação e das intoxicações causadas pelo consumo de água contaminada. Tenha em atenção os seguintes cuidados:
– Evite beber água da torneira, sobretudo em destinos onde as condições de salubridade sejam menores do que aquelas a que está habituada. Tenha ainda atenção ao gelo em bebidas e cuidado com saladas, frutas e outros alimentos que possam ter sido lavados com água da torneira.
– Arranje uma pequena garrafa de água e vá bebendo pequenas quantidades ao longo do dia. Se beber pouco de cada vez, terá de ir menos vezes à casa de banho.
– Prefira alimentos ricos em água, como frutas frescas (sem casca ou bem lavadas) ou verduras cozidas (tenha atenção às saladas cruas).
– Evite alimentos diuréticos ou laxantes – álcool, refrigerantes com cafeína ou chás muito intensos. Guarde-os para o final do dia. Evite também pratos muito condimentados que o deixem com sede.
– Leve consigo alguns medicamentos para combater a diarreia, de modo a evitar aumentar o seu estado de desidratação.

2) Aumentar de peso nas Férias
Muitos de nós sabemos como umas férias podem arruinar a dieta. A alteração de hábitos e rotinas durante o tempo que se está fora, pode condicionar de tal forma aquilo que comemos que, no regresso de férias, se podem trazer alguns quilos a mais. Mas o oposto também acontece, ou seja, há pessoas que conseguem perder peso quando estão de férias. No fundo, está tudo relacionado com os comportamentos que temos durante o período de descanso. Tenha em atenção os seguintes aspectos de forma a conseguir manter (ou até reforçar) os cuidados alimentares que lhe permitem manter o peso controlado.
– Tenha muita atenção aos horários. Nas férias, as nossas rotinas alteram-se de forma significativa. Não deixe que passeios, excursões ou dias de praia o deixem muitas horas sem comer. Quando tem fome, é normal que coma mais, mais depressa e aquilo que tiver à frente. Tente aplicar uma regra simples: não estar mais de 3h30 sem comer, nem deixar que as refeições fiquem muito em cima umas das outras (deixe pelo menos 2h de intervalos entre refeições).
– Habitue-se a levar merendas para os intervalos entre as refeições. Fruta, iogurtes, pacotinhos de leite, bolachas secas, sandes simples ou barritas de cereais pouco açucaradas são boas opções para combinar em pequenas merendas intercalares que não o deixam chegar com fome à hora das refeições principais. Tente saber que alimentos tem à disposição nos sitios onde vai estar, pare evitar ter de recorrer sistematicamente a fritos, snacks, gelados ou outros alimentos mais calóricos.
– Aproveite os buffets dos hóteis. Aprenda a escolher os alimentos, para que possa comer de tudo. Mas lembre-se que não precisa de comer tudo na mesma refeição. Faça um plano – um dia tome leite com pão, outro dia iogurte com cereais. Vá variando as opções que tem à sua disposição, evitando misturar alimentos equivalentes. Nas refeições de faca e garfo, aproveite o buffet para se servir de muitas verduras. Sirva-se em pratos pequenos, para que possa por uma pequena quantidade de cada alimento e assim provar de tudo um pouco.
– Coma devagar e com calma. Lembre-se que a comida só tem sabor quando está na boca – depois de engolir, já não sabe a nada! Aproveite que está de férias para comer mais devagar e assim saborear a comida – verá que necessita de quantidades mais pequenas para se sentir saciado. Se necessário, coma com talheres pequenos (de sobremesa ou criança) para levar à boca quantidades de comida mais reduzidas.
– Faça algum exercício. Aproveite o tempo livre para caminhadas no campo ou à beira mar, depois de almoço ou ao fim da tarde – como lhe der mais jeito! Acima de tudo, tente ser regular e fazer um bocadinho todos os dias.

Depois de alguns dias de férias a seguir estes cuidados, talvez veja com outros olhos os seus hábitos durante a rotina «normal» de trabalho. Acima de tudo, aprenda a proteger-se e desfrute as suas férias!

in http://ateliernutricao.blogspot.com/
Enviado por Sandra Abreu

Tags from the story
Written By
More from

Cuidados com o Micro-ondas

Mamãs:Vamos já combinar uma coisa! Quando se falar em micro-ondas, vocês nunca,...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *