A tomada de consciência do orgão genital.

bebes23

Entre a idade dos 18 meses e os 3 anos, começam aparecer no rapaz e na rapariga comportamentos típicos do seu sexo. È também por esta altura que as crianças começam a interessar-se pelos seus orgãos genitais, descobrem o seu sexo e cada um à sua maneira experimenta sentimentos de pazer ou desagrado. Logo desde bebés  as suas pequenas mãos são colocadas no seu sexo e brincam bastante assim, mas ainda sem a tomada de consciência do orgão em si.
Só um pouco mais tarde entre os 18 meses e os 2 anos e meio é que por exemplo o rapaz se vai interessar bastante pelos eu sexo. Gosta de puxá-lo, tocá-lo e sente-se orgulhoso dele, tornando-se por vezes exibicionista, mas nem todos são assim.
Para a rapariga esta tomada de consciência do seu orgãos exual é mais confusa, está ligada a sensações clitoridianas que descobre quando se toca.
Nestas fases a família tem tendência a dizer coisas como "o cão come isso, o senhor vem e corta-a, ou vais perdê-la, ou vais magoar-te". Fazendo a criança sentir que a "masturbação" é algo de mau. Seja como for nesta idade ela constitui um fenómeno normal do desenvolvimento e que prolonga-se ou não conforme a criança. Não faça muito caso disso a menos que se torne excessiva.

Written By
More from

Carneiro Mês de Junho

Carneiro Relação com os outros: este mês ele exigirá uma atenção e...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *