Acompanhamento com pediatras deve ser feito até os 19 anos

Pode parecer exagero, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a infância e a adolescência são os períodos da vida em que mais necessitamos de acompanhamento médico.

As consultas rotineiras, conhecidas pelo termo puericultura, avaliam o desenvolvimento da criança e são fundamentais no diagnóstico e tratamento de possíveis distúrbios, como por exemplo, de crescimento ou alimentar. Até o primeiro ano de vida, recomendam-se visitas mensais ao pediatra. Depois, até os 19 anos, a frequencia de atendimentos varia, mas continua sendo fundamental.

"O acompanhamento é extremamente importante. Através das consultas nós podemos diagnosticar e combater pequenas anomalias. A realização de exames também é de suma importância durante a infância e adolescência", afirma o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.

Durante a comemoração do centenário da SBP foi elaborado o "Plano para melhor desenvolvimento da infância e adolescência no país", um documento com 15 propostas para melhoria do atendimento na área de puericultura que será entregue à Presidência da República. A implementação do plano previne intervenções desnecessárias, filas, internações e altos custos com tratamentos.

A consulta ambulatorial de puericultura deve ser feita mesmo quando a criança está bem de saúde e incluem análises alimentares, de função auditiva, saúde bucal, capacidade visual, crescimento, calendário de vacinas e prevenção de doenças.

"Os pais devem estar sempre atentos para marcação de consultas, calendário de vacinas, principalmente entre as crianças de zero à cinco anos. A participação materna e paterna é fundamental", complementa Dr. Huberman.

A supervisão do desenvolvimento e a orientação especializada, tem tornado o trabalho dos pediatras de grande importância para o aproveitamento integral da potencialidade intelectual do bebê e do lactente, criando crianças, adolescentes e adultos mais preparados para os desafios da vida moderna.

in segs.com.br

Written By
More from

Parto Prematuro

Raramente se está preparado(a) para um bebé prematuro.Apenas na gestação de gémeos...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *