Adenóides

adenoide

O que é o adenóide ? O adenóide éuma  parte do sistema de defesa do organismo. Assim com as amígdalas, que ficam na garganta, os adenóides produzem imunoglobulinas, para a defesa do organismo contra infecções. Localizam-se na rinofaringe, ou seja, atrás do nariz, acima da úvula ou campainha.

O meu filho tem adenóides ?
Sim. Todas as crianças tem adenóides. Este tecido cresce principalmente entre os dois e os quatro anos de idade. O seu tamanho começa a diminuir a partir dos oito anos e desaparece quando se tornam adultos. Os sintomas dos adenóides grandes são basicamente a obstrução nasal, respiração bucal e o ressonar.

Como curar ou dimínuir os adenóides ?
Não existe um remédio específico para diminuir o tamanho dos adenóides. Quando ele é muito grande é necessário realizar uma cirugia para o retirar. Esta cirurgia é chamada de adenoidectomia.

Porque devemos remover se ele nos defende de várias infecções e vai diminuindo com a idade?
Quando o adenóide é muito grande, causa uma obstrução respiratória prejudicial à criança. A respiração bucal pode levar a deformidades faciais irreversíveis na criança tais como protrusão labial, elevação do palato (céu da boca), alteração da dentição e pouco desenvolvimento da mandíbula, podendo ficar um adulto com o queixo pequeno. A cirurgia é bastante simples e não vale a pena esperar para que estas alterações aconteçam.

Dra. Rejane Lopes de Moura
Doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo
Consultório: 3284-3013 / 3251-1518

Tags from the story
Written By
More from

Hora de Dormir

Hora de Dormir de Vários Edição/reimpressão: 2010 Páginas: 14 (mais…)
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *