Água com açúcar serve como analgésico para bebés

 Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acabam de descobrir a fórmula de um poderoso analgésico, capaz de reduzir em até 50% as dores em recém-nascidos: o colo da mãe misturado à água com açúcar. A sabedoria popular foi comprovada cientificamente pelo Departamento de Pediatria da entidade, que analisou 640 bebés, pouco antes de tomarem a dolorosa vacina contra hepatite B – forma mais eficaz de proteger contra a doença.
Todos os participantes eram saudáveis e foram divididos em quatro grupos. Uma turma recebeu só água com açúcar antes da injeção. Outra o colo da mãe. Na terceira foi aplicado o combinado entre as duas (colo e água) e a quarta não recebeu nenhuma das fórmulas. “Já existiam alguns trabalhos sugerindo que o contacto pele a pele (entre mãe e filho) tinha efeito analgésico, mas nenhum com uma amostra tão significativa”, afirma Ruth Guinsburg, orientadora do estudo, que foi conduzido em parceria com a pediatra Aurimery Gomes Chermont, professora na Universidade Federal do Pará. “Outra proposta nossa foi comprovar a eficácia da solução glicosada (água com açúcar). Concluímos que, isoladas, as duas práticas diminuem em 30% a ocorrência da dor. Aplicadas juntas, os episódios dolorosos são reduzidos pela metade.”
Os pediatras especializados em neonatologia afirmam que apenas nos primeiros momentos após o nascimento, as crianças enfrentam 100 episódios dolorosos, mas necessários para a saúde, como o teste do pezinho, a aplicação de injeção de vitamina K e coleta de material para exame. Em bebés prematuros internados em UTI são estimados 500 procedimentos que estimulam a dor.

 

Written By
More from

Primark produtos de Maternidade para pré-mamãs

A Primark começou a comercializar em Portugal uma nova categoria de produtos...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *