Algumas palavras que não deve dizer!

filhos

filhosTodos nós sabemos, ou pelo menos deveria fazer parte do senso comum que não se  devem utilizar certas palavras quando nos dirigimos aos nossos filhos, pois estas exercem um grande peso na configuração da personalidade do seu filho. No entanto, os pais continuam a usá-las. Veja alguns exemplos.  “ O mais velho porta-se lindamente, mas o pequeno é muito mau …”. “Não, o meu pequeno é muito mal comportado”, dizem os pais aos seus filhos acerca de outra criança que pinta a camisola com lama do jardim.
Cuidado, a criança acredita sempre em todas as observações que os seus pais fazem. Aos dois anos está bastante desprotegido face ao que os pais lhe dizem de si próprio. Não tem capacidade para se distanciar e as probabilidades de levar os pais à letra são muitas, ainda para mais é nesta altura que define a sua auto-imagem. Se acreditar, acabará por se comportar, de facto, como um mau menino. Quando os pais atribuem à criança uma má intenção que ela não tem estas criam um enorme conflito entre a sua motivação para fazer as coisas e a que lhe atribuem. Se agirmos desta forma a criança vai crescer na desconfiança.
Se os pais continuarem apenas a dizer “não sejas maus” as crianças ficaram sem compreender as verdadeiras razões pelas quais não devem repetir certas e determinadas acções.

 

 

Tags from the story
Written By
More from

Conversas com Barriguinhas” esclarecem mamãs algarvias

As “Conversas com Barriguinhas”, iniciativa da Crioestaminal que esclarece as futuras mães...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *