Amamentação, chupetas e biberons

1048

1- Qual a importância de amamentar o bebé no peito?

O leite materno é um alimento adaptado às necessidades nutricionais do bebé, protege-o contra infecções, pois diminui a probabilidade do desencadeamento de processos alérgicos. A amamentação favorece o desenvolvimento da face,   devido à força que o bebé realiza para a retirada do leite, e é a melhor forma de transmitir carinho, criando um vínculo afectivo e de segurança entre a mãe e o bebé.


 

2 – A partir de que idade podemos introduzir alimentos sólidos?

O pediatra que irá orientar de acordo com as necessidades nutricionais da criança,  deverá sugerir entre 4 e 6 meses de  vida como  tendo condições de transportar alimentos semi-sólidos ao fundo da boca para engoli-los.

3 – Quanto tempo devemos amamentar?

A criança deve ser amamentada exclusivamente até 4º ou 6º mês de vida, após esta idade deve ser iniciado o processo de desmame com a introdução de alimentos semi – sólidos.

4 – Como devemos preparar a sopa do bebé?

A introdução de novos alimentos deve ser feita de forma gradual, utilizando-se sempre pouco sal e pouco tempero. Devemos sempre dar prioridades a uma determinada hortaliça para estimular o paladar da criança. Inicialmente a sopa deve ser de forma mais líquida e ir aumentando gradualmente a sua consistência, introduzindo pedaços de alimentos (macarrão, arroz, legumes picados). A criança com 2 anos e meio deverá ter uma alimentação igual ao adulto, pois ela já estará com a dentição de leite completa.

5 – Qual a melhor posição para a criança durante a amamentação?

A criança deve ser amamentada no colo numa posição semi -sentada, jamais deitada, pois  o leite pode ficar acumulado na parte interna da orelha. Amamentar a criança durante a noite favorece o aparecimento de cárie, pois enquanto a criança esta dormindo há uma diminuição acentuada da salivação.

6 – Quando devemos retirar a chupeta da criança?

O ideal seria iniciar a retirada da chupeta a partir do segundo ano de vida. Quanto maior o período de duração do hábito, mais difícil será retira-la.

7 – Quais os cuidados que devemos ter com a retirada da chupeta?

Devemos considerar a maturidade emocional da criança e observar qual o tipo de abordagem mais adequada em cada caso. Existem crianças que entregam a chupeta ao Pai Natal, Coelho da Páscoa, para a professora da Escola. Devemos sempre explicar quais os problemas que a chupeta vai trazer.

8 – Quando introduzir a chupeta?

Só devemos introduzir a chupeta se o bebé continuar muito irrequieto após a mamada. Muitas pesquisas têm mostrado que as crianças que são amamentadas exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida não usam ou usam menos chupeta. A chupeta quando introduzida deverá  estar relacionada ao acto de dormir e assim que a criança pegar no sono ela  deverá ser retirada. Devemos evitar que a criança fique de chupeta quando estiver acordada, pois quanto menos ela usar mais rápido ela irá largar.

9 – Quais os cuidados que devemos ter com as chupetas e o Biberon?

Elas devem ser sempre fervidas antes de serem utilizados, e serem trocadas com frequência, pois o acto de ferver vai estragando o bico.

Written By
More from

Nas Bancas

 {vsig}revistas/julho2010{/vsig} {vsig_c}0||Default-Title|Default-Text{/vsig_c}  {vsig_c}0|pais_e_filhos.jpg|Pais & Filhos| ...  {/vsig_c} {vsig_c}0|bebedhoje.jpg|Bebé d'hoje| ...  {/vsig_c}  ...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *