Amamentação diminui risco de pneumonia nos bebés do sexo feminino

A amamentação parece reduzir o risco de infecção pulmonar grave e hospitalização associada entre os bebés do sexo feminino, mas não entre os do sexo masculino.

Os rapazes podem retirar alguma protecção da amamentação, mas este estudo, publicado na “The Pediatric Infectious Disease Journal”, pode ter sido demasiado pequeno para identificar suficientemente este benefício específico.

Ainda assim, os resultados provenientes do estudo com bebés em Buenos Aires reflectem os de investigações anteriores conduzidas na Argentina e nos Estados Unidos e, tomados em conjunto, indicam que as mães de meninas devem prestar atenção à importância da amamentação para proteger os pulmões das bebés.

Os investigadores, liderados pelo Dr. Fernando Polack, da Universidade Vanderbilt, em Nashville, no Tennessee, avaliaram como a amamentação alterou o risco de pneumonia e hospitalização entre 323 bebés que desenvolveram uma infecção respiratória aguda, em média, aos 4,6 meses.

No geral, 77 por cento dos bebés foram amamentados, tendo 23 por cento das meninas que foram alimentadas com leite em fórmula desenvolvido pneumonia viral, em comparação com 5 por cento das que foram amamentadas. A hospitalização foi mais frequentemente necessária entre as bebés alimentadas com leite em fórmula (38%) do que entre as amamentadas (18%).

Estas associações foram sustentadas após serem tidos em conta outros factores de risco, tais como a utilização de tabaco em casa, existência de irmãos com 10 anos ou menos, viver num ambiente com muitas pessoas, os bebés terem menos de três meses, a presença de outras infecções virais e história de asma entre os membros da família.

Por outro lado, quaisquer benefícios para os rapazes não foram estatisticamente significativos neste estudo.

in Farmácia.com.pt

Written By
More from

Andador

Pergunta:  O Andador é recomendado para que idade ? ou não é...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *