Amamentar

gimnogravida

Questão:
Tenho um bebe com 2 meses o segundo filho estou a dar peito mais suplemento pois estou a ficar sem leite, do primeiro tambem deixei de dar peito nesta altura mas ele nao pegava muito no peito.
 sera que poderei fazer alguma coisa? ou que alimentos devo comer mais?
 

Resposta: 
Para a poder ajudar precisava de saber mais um pouco da sua história: tem oferecido tetinas e chupetas ao seu bebé? Como dá o suplemento, com biberão ou com copinho? Porque diz que o seu bebé pega mal?
A maioria das vezes, o problema prende-se com a forma como o bebé pega na mama e não pela falta de leite – se o bebé não pegar bem na mama, não vai conseguir mamar tanto leite. Para verificar se o seu bebé pega bem na mama e para de facto conseguir verdadeira ajuda na promoção da amamentação, sugiro que recorra a um Cantinho de Amamentação perto de si ou marque uma consulta com uma Conselheira de Amamentação, para que ela observe a mamada, recolha alguns dados importantes e então lhe dê os conhecimentos, a confiança e a força necessárias para tornar a amamentar exclusivamente.
Relativamente à sua pergunta, existem de facto algumas substâncias conhecidas popularmente por estimular o aumento da produção de leite materno quando ingeridas pela mãe, tal como a levedura da cerveja (pode ingerir cerveja sem álcool ou então recorrer a locais onde vendam produtos naturais) e o chá de funcho. Apesar de ainda não conhecer nenhum estudo científico que comprove a sua eficácia, algumas mães que frequentam os nossos cursos referem que sentem diferenças … existe também no mercado um suplemento alimentar para a mãe que se vende nas farmácias, chamado de promil, e que também tem tido efeitos muito prometedores (é uma saqueta com um pó que a mãe dilui em água e bebe 1h antes do almoço e 1h antes do jantar).
Apesar de tudo atrás mencionado, há uma solução que excede todas as outras pois tem em conta a fisiologia da lactação: se pretende produzir mais leite, então deverá dar de mamar mais vezes ao dia!! Quanto mais vezes o seu bebé mamar, mais leite o seu organismo irá produzir.
A Organização Mundial de Saúde aconselha, em casos de confirmada hipogalactia (baixa produção de leite) que as mães amamentem pelo menos de 2/2h durante o dia e 4/4h (ou menos se o bebé solicitar) durante a noite. Enquanto não se sentir segura do grande potencial que tem o seu corpo para produzir a quantidade de leite suficiente para o seu bebé, e com uma qualidade inigualável, então eu sugiro que tente tirar leite da mama no final das mamadas e reserve no frigorífico – assim, sempre que verificar necessidade de suplementar as refeições, dá o seu leite e não a fórmula artificial.
Cumprimentos

Enfermeira Isabel Ferreira
Especialista em Saúde Materna & Obstetricia
Clinica Gimnográvida ( Preparação para o Parto & Maternidade )
Especialista dobebé

Written By
More from

Licenças de Parto

A licença de parto só  será possível com meio ano de descontos,...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *