Gravidez

Amniocentese

Amniocentese
do Bebé

amniocentese

A amniocentese é um procedimento de diagnóstico pré-natal no qual se colhe uma pequena amostra de líquido da bolsa amniótica que envolve o feto, sob controlo ecográfico. O líquido amniótico detém células do bebé, as quais possibilitarão, após algum período de cultura, o estudo dos cromossomas para despiste de doenças genéticas específicas. A amniocentese é realizada normalmente a partir da 16ª semana de gravidez.

A amniocentese pode ser sugerida por diversos motivos:

– Se o pai ou a mãe forem portadores de uma condição genética que possa ser transmitida ao bebé;
– Se existir uma doença genética familiar que possa ser transmitida ao bebé;
– Se tiver ocorrido uma gravidez prévia ou um filho com malformações congénitas;
– Se no decorrer da gravidez actual efectuar uma ecografia ou análise ao sangue que demonstre probabilidade aumentada de o bebé vir a ter uma doença genética;
– Pela idade materna.

Como é realizada a Amniocentese

Em primeiro lugar é realizada uma ecografia com o intuito de averiguar a orientação do feto e da placenta e localizar, o mais rigorosamente possível, o melhor sítio para a recolha da amostra.

Uma agulha fina é então introduzida através da pele e da parede do útero. O médico utiliza uma seringa para aspirar a amostra (cerca de 15 ml, ou seja o equivalente a 1 colher de sopa) do líquido amniótico, sob controlo ecográfico simultâneo.

No dia do Procedimento

– Pode tomar o pequeno-almoço ou um almoço ligeiro prévio ao exame;

– Deve vir acompanhada por alguém que no final do procedimento a possa acompanhar a casa;

– Deve confirmar se deseja saber o sexo do bebé

Após a realização da Amniocentese

– Caso o seu grupo sanguíneo seja Rhesus negativo terá indicação para efectuar uma injecção de Imunoglobulina Humana Anti-D após o procedimento, reduzindo assim a possibilidade de desenvolver anti-corpos no seu sangue.
– Nos dois dias seguintes não deve realizar esforços, procurando manter um estilo de vida calmo, abstendo-se de pegar em pesos, fazer exercício físico ou ter relações sexuais.
– Se sentir algum desconforto abdominal, apresentar febre, corrimento atípico ou com sangue, deverá entrar em contacto com o seu médico ou com o Hospital dos Lusíadas.
– Após 24h, receberá um telefonema por parte da equipa de enfermagem a comunicar o resultado preliminar da amniocentese e a confirmar o sexo do feto, caso tenha validado a disponibilização dessa informação no dia em que realizou o procedimento.
– Cerca de 10 dias úteis após a realização do exame, será novamente contactada e informada sobre o resultado final. Posteriormente, poderá proceder ao levantamento do resultado na Consulta de Ginecologia e Obstetrícia.
Quais os riscos da Amniocentese

Existe um risco de perda fetal de 1% após uma amniocentese.

Tomar a decisão sobre a realização da Amniocentese

Antes de decidir realizar a amniocentese deve ponderar cuidadosamente, uma vez que se trata de uma opção pessoal. Só deverá proceder à realização do exame se reconhecer que é relevante a informação que a amniocentese proporciona, estando consciente dos riscos.

O Consentimento Informado para actos médicos invasivos é um procedimento com exigência legal, obrigatório para a realização deste exame. Nesse sentido, solicitamos que leia atentamente o documento referente ao Consentimento Informado, disponibilizado pelo médico, e que o assine se considerar que está plenamente

Para qualquer esclarecimento contacte a equipa de enfermagem da Unidade de Obstetrícia através do 217 704 090, seguido da extensão 10084.

in http://www.hpplusiadas.pt/

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gravidez
do Bebé

More in Gravidez

estrias mustela 29

Anti-Estrias Dupla Ação Mustela 9 Meses

mulher mae preturbacoes 893

20 por cento das mulheres grávidas sofre de uma perturbação mental

depressao parto

A depressão materna afeta a interação mãe-bebé?

gravidez problemas

Doenças Durante a Gravidez

problemas na gravidez 03893

Gravidez ectópica

garvida medicamentos 001

Tomar Medicamentos durante a Gravidez

placenta0982

Placentofagia: Por que é que as pessoas comem a placenta?

mulher filma aborto

Mulher filma o próprio aborto e diz que experiência não precisa ser traumatizante

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.