Andarilhos causam lesões

anda

andaMuito se tem discutido sobre este “brinquedo” considerado por muitos uma excelente base para a criança aprender a andar e por outros um objecto potencialmente perigoso!
Andarilhos, aranhas ou voadores. O nome muda, mas as diferentes designações não reduzem o risco inerente ao que é considerado o artigo de puericultura mais perigoso no mercado, responsável, segundo dados da UE, pela ida anual às urgências portuguesas de 850 crianças com mais de sete meses e menos de 15, resultado de ferimentos graves, a maioria dos quais na cabeça. É para tentar reduzir o perigo que foi ontem publicado, no Jornal Oficial da União Europeia, uma norma de segurança sobre os andarilhos para bebés. O que se pretende é «a adop-ção de precauções de segurança ao mais alto nível no fabrico de produtos destinados às crianças». O que, segundo Meglena Kuneva, comissária responsável pelas questões dos consumidores, «reveste-se de uma importância crucial».
APSI vai realizar um estudo. Há muito que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) luta pela erradicação deste tipo de objecto. Por isso, aconselha os pais a pensarem bem antes de comprar ou usar o andarilho, alertando para os seus riscos.
São os artigos de puericultura que mais acidentes graves provocam isoladamente nas crianças.Para além dos traumatismos cranianos, pode ainda originar afogamentos ou queimaduras, uma vez que confere velocidade para além daquela que o bebé vai conseguir controlar.

Written By
More from

Mais de 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas, afirma OMS

Mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *