Aquário Vasco da Gama faz 114 anos!

aqurio

aqurio

Calculamos que a grande maioria dos nossos filhos apenas conhece o Oceanário…mas lembra-se Papá ou Mamã do “velhinho” Aquário Vasco da Gama?

 No dia 20 de Maio de 2012 o Aquário Vasco da Gama completa 114 anos de existência.

Assinalando a data, as entradas são gratuitas para todos os visitantes. Nesta data celebra-se também o Dia da marinha, entidade que tutela o Aquário desde 1901.

O Aquário Vasco da Gama possui o seu próprio espólio: a Coleção Oceanográfica do Rei D. Carlos que tem vindo a ser permanentemente aumentada e enriquecida em espécies, especialmente no que respeita a peixes marinhos da fauna indígena e tropical, aves, mamíferos marinhos e espécimes malacológicos.

Este Aquário foi inaugurado em 1898 numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.

Na altura, o Rei D. Carlos, principal impulsionador da edificação do Aquário, realizou uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

A construção do edifício teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

Mantendo a sua estrutura original, o edifício está dividido em duas partes distintas: uma onde funcionam os serviços de investigação e a outra destinada à exposição ao público. O espaço museológico distribui-se por cinco salas de exposição, nas quais estão dispostas as várias coleções.

Parabéns!!!

Written By
More from

Casal inventa calças para crianças com displasia

Um casal de Pombal inventou umas calças com características ortopédicas, para crianças...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *