Actualidades

Aumentam bebés chorões que gritam até 12h por dia

Aumentam bebés chorões que gritam até 12h por dia
do Bebé

O ‘stress’ dos pais está a tornar os filhos coléricos. E já há cursos em Portugal  para aprender a lidar com a situação.

Há bebés que choram durante horas seguidas até a exaustão. São chamados de bebés coléricos e são cada vez mais comuns, garante a psicóloga e terapeuta familiar Cláudia Pires de Lima. O stress dos pais é uma das explicações para este aumento.

"São capazes de chorar a maior parte do dia. Há casos em que choram mais de doze horas, o que é exaustivo não só para o bebé, mas também para os pais", diz a clínica.

Ao fim de um tempo a chorar, a respiração acelera, o corpo fica rígido e este mal-estar físico é mais uma razão para o choro se prolongar durante horas.

Segundo a terapeuta, quando são confrontados com esta situação, os pais passam por um "período de susto".

O primeiro passo é procurar o pediatra para garantir que o bebé não está doente. No entanto, Cláudia Pires de Lima, diz que o problema do choro compulsivo dos mais pequenos ainda é muitas vezes desvalorizado pelos médicos portugueses.

A verdade é que é uma das situações que mais leva os pais aos hospitais e consultórios: "O choro dos bebés é, de facto, uma das razões que leva mais pais às urgências e aos pediatras" confirma a enfermeira Marília Pereira, especialista em saúde materna.

E há bebés que choram sem razão aparente. "Embora a tendência seja para atribuir cólicas, não há realmente uma causa", conclui a profissional de saúde.

Provocado pela ansiedade

Factores como o stress estão por trás deste aumento, avança Cláudia Pires de Lima. "Por um lado, as mulheres trabalham até mais tarde na gestação e têm mais responsabilidades laborais.

Por outro, a chegada do bebé é um período de adaptação para a família". Cerca de 80% das mães e 15 % dos pais passam por um período de tristeza após o parto.

Assim, o bebé está rodeado de pessoas com muitos factores de ansiedade e isso acaba por ter consequências, defende. "Não estando nada de mal fisicamente, mas havendo esse mal-estar que se traduz no choro". É o truque, diz, é dar" apoio emocional. É isso que se aprende no curso de "Primeiros Socorros Emocionais, do qual Cláudia vai ser formadora.

O projecto foi iniciado na Alemanha, e que passa pela formação de técnicos para lidarem com bebés chorões. Este curso será dado , pela segunda vez, em Portugal já no mês de Fevereiro. "Tentamos dar atenção ao pai, à mãe e ao bebé individualmente e depois trabalhar na ligação entre eles", explica Cláudia Pires de Lima.

Alemanha tem 20% de chorões

A mentora do curso é a terapeuta alemã Paula Diederichs, que já abriu cinco centros para bebés coléricos na Alemanha, onde estima que os recém-nascidos com choros compulsivos e problemas do sono cheguem aos 20%. "A Paula conta-nos que muitas vezes chegam pais que lhe passam logo o bebé para o colo e pedem ajuda porque já nem conseguem ver a criança à frente", diz Cláudia Pires de Lima .

Nos EUA são "bebés sacudidos"

Nos EUA dá-se também muita atenção ao problema, uma vez que é uma das "causas" do síndrome do "bebé sacudido", ou seja, há muitos casos em que o desespero leva os pais a sacudirem a criança com alguma força provocando traumatismos.

"O objectivo do curso é formar os técnicos para que possam prestar apoio emocional a pais", diz a psicóloga e terapeuta, acrescentando que em Portugal esse apoio ainda é escasso depois do parto. A enfermeira Marília Pereira concorda: "O que muitas pessoas pensam que é instinto são aprendizagens que antigamente faziam parte da educação de todas as mulheres" ou que eram transmitidos pela família alargada.

Por isso, é natural que os casais acabem por se sentir um pouco sozinhos e desamparados com a chegada do bebé a casa.

in http://dn.sapo.pt/

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Actualidades
do Bebé

More in Actualidades

fundação rui osório de castro

Workshop de Moda para Crianças do IPO de Lisboa

Mulher dá à luz a bebé ‘grávida’ de gémeos

operação nariz vermelho loja online

Operação Nariz Vermelho lança loja online

O MUNDO SECRETO DOS BEBÊS

O Mundo Secreto dos Bebês: Série mostra como pais devem agir quando bebés começam a falar

fetos de bebés em impressoras 3D

Empresa da Estónia cria “bebés” em impressoras 3D

Sangue de cordão

Sangue de cordão não é seguro de vida diz uma campanha no Brasil

bebés trocados

França indemniza famílias com bebés trocados

A Genética e fatores ambientais influenciam na evolução infantil

A Genética e factores ambientais influenciam na evolução infantil

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.