Batidos de Fruta

2412

Um dos grandes problemas de algumas mamãs é o filhote não gostar do leite e/ou de fruta crua. É pois, imprescindível, que recorra a estratégias atractivas para contornar esta situação. Pode dar esta bebida a partir do momento em que o leite de vaca é introduzido, eventualmente á colher, mas por volta dos 2 anos, em que começam a beber por palhinha, pode oferecer-lhe um agradável batido, 100% nutritivo.


Os batidos preparam-se misturando variedades de fruta, de preferência bem madura, disponíveis ao longo do ano, em que na maioria deles resulta um preparado de consistência espumosa e cremosa irresistíveis. Deste modo, a criança ingere as vitaminas e os sais minerais que a fruta oferece enriquecidos com a proteina do leite. Além disso possui fibra, importante para o intestino trabalhar… Não adicione açucar, a lactose e a frutose, açucares naturais darão conta do recado…o truque reside apenas em saber combinar…
Se adicionar frutas ácidas ou o seu sumo ao leite, é melhor substituir este por iogurte, pois a acidez da fruta poderá alterar a textura e tornar o batido pouco apetecível. Assim, no caso de utilizar laranja, limão, tangerina, kiwi, deve, preferencialmente recorrer ao iogurte e complementar com um fruto mais doce, como seja a banana.
Deixo pois aqui algumas combinações sugestivas, caberá á mãmã gerir as quantidades …pois o pápá também pode querer… 😉

– Batido de leite com banana e pêra
– Batido de leite com banana e framboesa;
– Batido de leite com banana com pêssego;
– Batido de leite com maçã e abacate;
– Batido de iogurte natural com clementina e ananás;
– Batido de iogurte natural com kiwi e melão;

A minha opinião pessoal é que um batido que leve banana (madura, não esquecer!) apresenta sempre uma textura muito cremosa, pelo que associada a um fruto de sabor mais intenso (ex. manga, uvas, morangos, amoras…) resulta particularmente bem. Pode ainda aromatizar com canela ou baunilha…
Nota:
– Não se recomenda a preparação de batidos com leite de crescimento, pois tornar-se-ia excessivamente doce quando suplementado com a fruta madura.
– De igual modo não se recomenda a preparação de batidos com leites de formula, pois a interacção fruta-leite artificial poderá desencadear perturbações digestivas inesperadas…

Draª Solange Burri
Licenciada em Microbiologia
Pós-Graduada em Segurança Alimentar
Especialista doBebe.com

Tags from the story
Written By
More from

Dieta Especial

Esta dieta é conhecida por ser a dieta das famosas, chamam-lhe a...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *