Bebés diferenciam canções alegres de tristes

Bebés com cinco meses de idade são capazes de distinguir músicas alegres, como a famosa “Ode to Joy” (“Hino à Alegria”, na tradução em inglês) da 9ª sinfonia de Beethoven, das músicas tristes, informa um estudo publicado no site científico Live Science.

Para sugerir que os bebés possuem essa percepção, os pesquisadores americanos criaram um teste musical com os pequenos, fazendo com que eles escutassem músicas de Beethoven e outras com tons mais compassados.

Quando os cientistas colocavam  a canção triste, paravam-na e em seguida reiniciavam-na, os recém-nascidos adoptavam uma postura facial emocionalmente neutra. No entanto, quando “Ode to Joy” era tocada os bebés apresentavam um considerável interesse, fitando os olhos por alguns segundos. Já com crianças de 9 meses, os cientistas identificaram que o resultado era exactamente o oposto e elas fixavam os olhos ao escutar as canções tristes.

Segundo o psicólogo Ross Flom, professor da Brigham Young University e autor do artigo, a pesquisa é um outro exemplo de como os bebés elaboram o sentido do mundo muito antes de começar a falar.

– Uma das primeiras coisas que os recém-nascidos compreendem é a emoção e para eles a melodia é a mensagem, afirmou.

O que torna uma canção feliz?

A professora de música Susan Kenney, que não participou do estudo, analisou os resultados do ponto de vista musical, indicando algumas diferenças técnicas entre as músicas felizes e tristes que os bebês ouviram.

– Nas canções alegres, encontramos frases curtas em uma cadência de ritmos mais rápida do que nas outras canções, além de terem uma orientação melodica para cima, explicou.

No caso das canções tristes, a melodia caracteriza-se por uma batida lenta e longa.

– É algo fascinante um bebé entender essas diferenças, finalizou.

Written By
More from

Licença de parentalidade alargada para 6 meses

O Governo aprovou hoje novas regras de protecção social à maternidade e...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *