Actualidades

Bebés prematuros e a temperatura

Bebés prematuros e a temperatura
do Bebé

Bebés prematuros podem sentir temperaturas de forma diferente
Um estudo publicado na revista Pain alega que os bebés prematuros que precisam de cuidados intensivos ou cirurgia nos primeiros dias de vida podem vir a revelar, quando são crianças, alterações na sensibilidade ao calor e ao frio.
A investigação envolveu 43 crianças com onze anos nascidas com, pelo menos, 26 semanas de gestação,que foram comparadas com outro grupo de miúdos que terão sido bebés de termo. Os investigadores perceberam que as crianças que foram bebés prematuros sentiam o quente e o frio de forma diferente, revelando-se menos sensíveis à temperatura.

Segundo referem, tudo poderá estar relacionado que a dor sentida nos primeiros dias de vida. Até porque, refere o artigo dos peritos do Institute of Child Health, as alterações serão mais evidentes nos bebés que foram submetidos a uma cirurgia. “O nosso estudo mostra que os bebés que nasceram prematuros e precisaram de cuidados intensivos ou cirurgia desenvolveram alterações nas suas respostas às sensações de quente e frio. Como são as mesmas fibras nervosas que transmitem a temperatura e a dor, as mudanças na sensibilidade térmica podem ser associadas a respostas alteradas à dor passados alguns anos. Nos nossos estudos de laboratório, também mostramos que as incisões cirúrgicas que acontecem cedo na vida reduzem a sensibilidade à temperatura e à pressão e alteram a resposta à dor em futuras cirurgias”, refere Suellen Walker, Institute of Child Health, no artigo.

Segundo a especialista, tudo estará relacionado com o facto de o nosso sistema nervoso estar ainda a desenvolver-se nos primeiros tempos de vida e , por isso, estar sujeito a alterações perante “estímulos” fortes. O objectivo da investigação tem assim outro alcance: “queremos compreender as melhores formas de tratar a dor em diferentes etapas de desenvolvimento. Estamos actualmente a testar diferentes tipos e doses de analgésicos para prevenir estas mudanças a longo prazo que descobrimos e julgamos que isto poderá ajudar os médicos a escolher os analgésicos mais eficazes para os bebés prematuros”.

in Publico

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Actualidades
do Bebé

More in Actualidades

fundação rui osório de castro

Workshop de Moda para Crianças do IPO de Lisboa

Mulher dá à luz a bebé ‘grávida’ de gémeos

operação nariz vermelho loja online

Operação Nariz Vermelho lança loja online

O MUNDO SECRETO DOS BEBÊS

O Mundo Secreto dos Bebês: Série mostra como pais devem agir quando bebés começam a falar

fetos de bebés em impressoras 3D

Empresa da Estónia cria “bebés” em impressoras 3D

Sangue de cordão

Sangue de cordão não é seguro de vida diz uma campanha no Brasil

bebés trocados

França indemniza famílias com bebés trocados

A Genética e fatores ambientais influenciam na evolução infantil

A Genética e factores ambientais influenciam na evolução infantil

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.