Bebés que se comunicam por gestos desenvolvem vocabulário maior

Os bebés que comunicam recorrendo a um amplo leque de gestos, aos 14 meses, dispõem de um maior vocabulário, aos 4,5 anos, e estão mais preparados para a escola, de acordo com um estudo americano publicado nesta quinta-feira.

O estudo, realizado por dois psicólogos da Universidade de Chicago, concentrou-se em cerca de 50 famílias de Chicago de diferentes classes sociais, e as crianças foram filmadas durante sessões de 90 minutos ao longo de suas atividades em casa.

Os pesquisadores descobriram grandes diferenças na expressão gestual dos pequenos, de acordo com o nível socioeconômico da família.

Os resultados mostraram que os bebés de 14 meses das famílias abastadas usavam pelo menos 24 gestos diferentes para se expressar, enquanto que os filhos de famílias carentes utilizavam 13 gestos, em média.

Segundo os pesquisadores, as famílias com mais recursos financeiros teriam mais tempo para conversar com os filhos e nomear seus gestos, ensinando-lhes mais vocabulário.

“A gestualidade dos bebés pode desempenhar um papel indireto na aprendizagem das palavras, se a criança for estimulada pelos pais. Em resposta, por exemplo, a uma criança que mostra uma boneca, a mãe dirá ‘sim, é uma boneca'”, explicou Susan Goldin Meadow, co-autora do estudo.

in Abril.com

Written By
More from

Mães aprendem como amamentar os bebés

A ausência de modelos de mulheres a amamentar os seus bebés, associado...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *