Brincadeiras para crianças de 3 anos

brincar

horoscopoRecolhemos algumas sugestões para que possa passar tardes agradáveis com os seus filhotes…
O Cão
O cão é o nosso melhor amigo e uma criança percebe isso bastante cedo.
O momento de o levar à rua pode-se tornar numa deliciosa brincadeira e o sentido de responsabilidade, o ter de cuidar. Vá para um parque e leve o seu filho. Além do exercício a correr com o cão o seu filho poderá aprender a cuidar do cão e aprender os cuidados a ter com ele, a alimentação, a higiene, a coordenação a segurar na coleira quando o passear, passando pela boa prática de limpar o que o cão suja.
Uma certeza são sem duvida os momentos de alegria

Gato
Tudo o que foi dito sobre ter um cão é também válido para o nosso amigo gato.
Talvez o passear seja menos normal, é raro um gato passear de trela, mas tudo o resto o gato pode fazer e brinca em casa com uma bola ou qualquer brinquedo.

O Baloiço
Eles adoram andar no baloiço, e os pais podem participar na brincadeira empurrando o filho.
Ao andar de baloiço a criança aprende que precisa de se segurar bem para não cair.

O Escorrega
Que bom que é escorregar. Da forma convencional até de descer de cabeça, como as crianças teimam em fazer, para desespero de pais e mães. Para garantir a tranquilidade, fique por perto. Assim, deixa seu filho seguro e livre para aprender, inclusive, a conhecer melhor as possibilidades do seu corpo e como cair de forma segura.
Escondidas
Quem nunca contou até dez e procurou o amigo escondido. Típica brincadeira que integra várias crianças, desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida. Ao ar livre, as possibilidades de se esconder são um desafio a mais que a criança vai adorar superar.
Apanhada
A jogar à apanhada as crianças aprendem noções de espaço e tempo. Ou seja, se devem correr mais depressa ou devagar, se devem ir para a esquerda ou a direita, para a frente ou para trás. E claro fazem imenso exercício.

Andar de bicicleta
Este é um dos presentes mais aguardados pelas crianças. Além de um óptimo exercício para elas, será também um bom programa para um dia sol. Leve a sua bicicleta e pedale junto com seu filho pelo parque.

Corridas
O que ele vai adorar mais é ganar-lhe a si. E, dependendo da idade, isso poderá ficar bem fácil.
Vocês podem inventar várias modalidades, desde uma corrida normal, andar rápido (sem correr), ao pé coxinho, até olhos vendados (se o lugar permitir), de mãos dadas, de costas… Excelente para fazer exercício.

Jogar à bola
Bater uma bola, rematar a uma baliza ou passar a bola. Não importa. Essa brincadeira está de certeza entre as dez preferidas das crianças. A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no conhecimento de trabalho em equipa, no estabelecimento e criação de regras, melhora a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.

Cuidar do jardim
Desenvolver o hábito de cuidar do jardim pode ser bastante estimulante para os pequenos. Mexer com a terra e regar as plantas é uma forma educativa para pais e filhos passarem o tempo juntos. Se mora num apartamento pode ter alguns vasos pequenos e ter algumas plantas para o seu filho cuidar na sua companhia.

Pintura
Proponha à criança que coloque no papel o que está sentindo naquele momento. Vale também contar uma história e pedir para ela desenhar. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel, tecido e muito mais.

A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura com os dedos, ambas diluídas em um pouco de água. Não são tóxicas e são mais fáceis de sair na hora do banho.

Casinhas
A criança brinca às casinhas em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Poderá também comprar uma tenda. Aproveite para entrar com o seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É a brincar às casinhas que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.

Teatro
Aqui vale deixar as crianças vestirem as sua roupas até usarem as fantasias que elas têm em casa. Se puder, estique um lençol e improvise um palco. Vale ir atrás de uma história ou improvisar tudo.

Dança
Dançar faz bem a qualquer um. Exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música e vá dançar com o seu filho, assim mesmo, no meio da sala. Dançar também é desenvolvimento social, pode aproximar de outras pessoas e oferecer possibilidades de integração por toda a vida.
Adivinhar
Você pode vendar os olhos do seu filho e dar objetos na mão dele para tentar adivinhar o que é. Vai estimular a percepção de diferentes texturas.

Written By
More from

Erro em espermatozóides do pai afecta QI dos bebés

Os filhos de pais mais velhos são menos inteligentes? Um estudo australiano...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *