Lazer

Brincadeiras para crianças de 3 anos

Brincadeiras para crianças de 3 anos
do Bebé

horoscopoRecolhemos algumas sugestões para que possa passar tardes agradáveis com os seus filhotes…
O Cão
O cão é o nosso melhor amigo e uma criança percebe isso bastante cedo.
O momento de o levar à rua pode-se tornar numa deliciosa brincadeira e o sentido de responsabilidade, o ter de cuidar. Vá para um parque e leve o seu filho. Além do exercício a correr com o cão o seu filho poderá aprender a cuidar do cão e aprender os cuidados a ter com ele, a alimentação, a higiene, a coordenação a segurar na coleira quando o passear, passando pela boa prática de limpar o que o cão suja.
Uma certeza são sem duvida os momentos de alegria

Gato
Tudo o que foi dito sobre ter um cão é também válido para o nosso amigo gato.
Talvez o passear seja menos normal, é raro um gato passear de trela, mas tudo o resto o gato pode fazer e brinca em casa com uma bola ou qualquer brinquedo.

O Baloiço
Eles adoram andar no baloiço, e os pais podem participar na brincadeira empurrando o filho.
Ao andar de baloiço a criança aprende que precisa de se segurar bem para não cair.

O Escorrega
Que bom que é escorregar. Da forma convencional até de descer de cabeça, como as crianças teimam em fazer, para desespero de pais e mães. Para garantir a tranquilidade, fique por perto. Assim, deixa seu filho seguro e livre para aprender, inclusive, a conhecer melhor as possibilidades do seu corpo e como cair de forma segura.
Escondidas
Quem nunca contou até dez e procurou o amigo escondido. Típica brincadeira que integra várias crianças, desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida. Ao ar livre, as possibilidades de se esconder são um desafio a mais que a criança vai adorar superar.
Apanhada
A jogar à apanhada as crianças aprendem noções de espaço e tempo. Ou seja, se devem correr mais depressa ou devagar, se devem ir para a esquerda ou a direita, para a frente ou para trás. E claro fazem imenso exercício.

Andar de bicicleta
Este é um dos presentes mais aguardados pelas crianças. Além de um óptimo exercício para elas, será também um bom programa para um dia sol. Leve a sua bicicleta e pedale junto com seu filho pelo parque.

Corridas
O que ele vai adorar mais é ganar-lhe a si. E, dependendo da idade, isso poderá ficar bem fácil.
Vocês podem inventar várias modalidades, desde uma corrida normal, andar rápido (sem correr), ao pé coxinho, até olhos vendados (se o lugar permitir), de mãos dadas, de costas… Excelente para fazer exercício.

Jogar à bola
Bater uma bola, rematar a uma baliza ou passar a bola. Não importa. Essa brincadeira está de certeza entre as dez preferidas das crianças. A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no conhecimento de trabalho em equipa, no estabelecimento e criação de regras, melhora a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.

Cuidar do jardim
Desenvolver o hábito de cuidar do jardim pode ser bastante estimulante para os pequenos. Mexer com a terra e regar as plantas é uma forma educativa para pais e filhos passarem o tempo juntos. Se mora num apartamento pode ter alguns vasos pequenos e ter algumas plantas para o seu filho cuidar na sua companhia.

Pintura
Proponha à criança que coloque no papel o que está sentindo naquele momento. Vale também contar uma história e pedir para ela desenhar. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel, tecido e muito mais.

A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura com os dedos, ambas diluídas em um pouco de água. Não são tóxicas e são mais fáceis de sair na hora do banho.

Casinhas
A criança brinca às casinhas em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Poderá também comprar uma tenda. Aproveite para entrar com o seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É a brincar às casinhas que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.

Teatro
Aqui vale deixar as crianças vestirem as sua roupas até usarem as fantasias que elas têm em casa. Se puder, estique um lençol e improvise um palco. Vale ir atrás de uma história ou improvisar tudo.

Dança
Dançar faz bem a qualquer um. Exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música e vá dançar com o seu filho, assim mesmo, no meio da sala. Dançar também é desenvolvimento social, pode aproximar de outras pessoas e oferecer possibilidades de integração por toda a vida.
Adivinhar
Você pode vendar os olhos do seu filho e dar objetos na mão dele para tentar adivinhar o que é. Vai estimular a percepção de diferentes texturas.

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lazer
do Bebé

More in Lazer

acabar com o chichi na cama

Livro: Acabar com as Fraldas e com o Chichi na cama

formacoes_clinica_005

Intervenção nas Perturbações de Eliminação

formacoes_clinicaeducacao_0

Gaguez – Estratégias para Lidar com a Gaguez

oinsucessocartaz

O Insucesso Escolar

Bob-Esponja-2-poster-e1414772258257

O Carnaval já chegou aos Cinema City

thumbs.sapo.pt

Feira do Bebé é no Continente!

livro_estas_hormonas_deixam

Estas hormonas deixam-me louca

criancas_francesas_nao_faze

As Crianças Francesas Não fazem Birra

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.