Escolinha doBebe

Carnaval em Portugal

Carnaval em Portugal
do Bebé

Actualmente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares.O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), e sempre teve características bem diferentes do de outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cujas características principais eram a porcaria e a violência.

O Carnaval de antigamente não era como hoje um desfile de corsos e meninas a dançar com pouca roupa, como no Carnaval brasileiro. (Não nos podemos esquecer que na altura do Carnaval, no Brasil é Verão, mas cá não, brrrr…)

As pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.

Faziam "assaltos", que era irem ter com alguém em especial (de que se gosta – ou não -) e fazer-lhe a vida negra para se gozar com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.

 O Carnaval de cada terra tinha o seu rei, o Rei Momo, que também tem uma rainha. A corte tem vários ministros (a fingirem ques estão sempre bêbedos) e imensas "matrafonas", que são homens vestidos de forma ridícula ou de mulher.

Normalmente há zés-pereiras que acompanham e animam o desfile, a tocar bombo, ou "tropas fandangas" também a tocar e a fazer disparates. Também aparecem gigantones e outros disfarces.

Hoje em dia Portugal ainda tem Carnavais com muita força e tradição: Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé… E muitos mais, pois por todo o lado se brinca e se organizam festejos e bailes de Carnaval.
 

in http://www.junior.te.pt/

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escolinha doBebe
do Bebé

More in Escolinha doBebe

manuais

Manuais pré escolares

pascoa2

Os símbolos da Páscoa

ingles

Inglês Pré escolar

kids34

Dia da Mãe sugestões para fazer na escola

pulga

A pulga e o Elefante

pc

Explicar informática ás crianças – Introdução

alibab

Ali Bábá e os 40 Ladrões

Ementas Mês de Setembro

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.