Lazer

Chimpanzé e Hipopótamo-pigmeu no Zoo

Chimpanzé e Hipopótamo-pigmeu no Zoo
do Bebé

O Jardim Zoológico acaba de ser brindado com mais duas novas crias neste início de Primavera. O nascimento de uma cria de Hipopótamo-pigmeu em Fevereiro e outra de Chimpanzé em Março reforçam o papel do parque na conservação das espécies e comprovam que tem um dos índices de reprodução mais elevados da Europa.

Nascida com sucesso a 20 de Fevereiro de 2010, a cria de Hipopótamo-pigmeu é do sexo feminino e chama-se Estrela. É filha de Tana (mãe) e Pipo (pai), ambos com 18 anos e os únicos dois membros do grupo de Hipopótamos-pigmeu do Jardim Zoológico.

O período de gestação desta espécie é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria (excepcionalmente duas), que é amamentada por seis a oito meses. Atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade.

Ainda não é possível determinar o sexo da cria de Chimpanzé, por ainda estar muito ligada e dependente da mãe. Nasceu a 26 de Março de 2010 e é filha de Kali, de 22 anos, e de Dari, o macho dominante do grupo familiar, com 24 anos de idade. A cria tem já quatro irmãos por parte do pai, sendo esta a quinta cria de Dari.

Os Chimpanzés acasalam em qualquer altura do ano. As fêmeas no cio apresentam inchaços e a pele rosada na região perineal. São cobertas pelos machos das posições hierárquicas mais elevadas.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, o Hipopótamo-pigmeu encontra-se vulnerável e o Chimpanzé está em perigo, em ambos os casos devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal.

Sobre o Chimpanzé:
Os Chimpanzés encontram-se na África Ocidental e Central (desde a Guiné até à República Democrática do Congo, no Uganda e na Tanzânia). Vivem em florestas tropicais húmidas de folha caduca e savanas arborizadas.
Procuram alimento em pequenos grupos de três a sete membros, mas podem reunir-se em grupos até cerca de 100 indivíduos. Existe uma hierarquia definida tanto entre machos como entre fêmeas, sendo estes animais muito inteligentes e sociáveis, que comunicam entre si por meio de sons e gestos. Deslocam-se principalmente no solo, embora trepem com bastante facilidade. Dormem em ninhos nas árvores, que constroem com amontoados de vegetação, normalmente entre 9 a 12 metros de altura. Usam "ferramentas" para a resolução de um grande número de problemas, como partir cascas duras, evitar picadas de insectos, apanhar formigas, fazer exibições e ofertas. Preferem deslocar-se sobre os quatro membros, excepto ao transportar objectos.
Os Chimpanzés alimentam-se de frutos, rebentos, flores, sementes, casca de árvore, térmites, formigas e ainda ovos de aves, de outros macacos (especialmente Colobos) e de crias de antílopes e de Javalis.
Esta é uma espécie em perigo, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Está muito ameaçada, actualmente, pela contínua destruição do seu habitat e, principalmente, pela caça para o comércio de carne para alimentação humana ("Bushmeat"), que poderá levar a espécie à extinção nos próximos 10 anos se nada for feito para o evitar.

Sobre o Hipoótamo-pigmeu:
Encontram-se de modo descontínuo, desde a Serra Leoa à Nigéria. Vivem em florestas alagadas e pântanos, sempre na proximidade de água. O corpo tem a mesma forma que o do Hipopótamo, mas tem dimensões muito menores (o seu peso médio é de apenas 160 a 270 kg comparativamente aos 3200 kgs do Hipopótamo) e as patas são proporcionalmente mais compridas. Os quatro dedos das patas também são mais esguios e possuem pequenas membranas interdigitais. A pele é castanha, nua e macia e é mantida sempre húmida graças às secreções viscosas que produz.
O Hipopótamo-pigmeu é uma espécie vulnerável, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Está ameaçada pela destruição do seu habitat e pela caça ilegal.

Sobre o Jardim Zoológico:
A 28 de Maio de 2009, o Jardim Zoológico celebrou os seus 125 anos. Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.

 

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lazer
do Bebé

More in Lazer

acabar com o chichi na cama

Livro: Acabar com as Fraldas e com o Chichi na cama

formacoes_clinica_005

Intervenção nas Perturbações de Eliminação

formacoes_clinicaeducacao_0

Gaguez – Estratégias para Lidar com a Gaguez

oinsucessocartaz

O Insucesso Escolar

Bob-Esponja-2-poster-e1414772258257

O Carnaval já chegou aos Cinema City

thumbs.sapo.pt

Feira do Bebé é no Continente!

livro_estas_hormonas_deixam

Estas hormonas deixam-me louca

criancas_francesas_nao_faze

As Crianças Francesas Não fazem Birra

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.