Bebé

Cólicas- mais algumas questões…

Cólicas- mais algumas questões…
do Bebé

Por vezes torna-se desesperante lidar com o choro incessante do recém-nascido sem saber a causa. Nesses momentos, não adianta  toda a sua família dar uma  opinião, ou a vizinha ensinar uma receita – os pais querem mesmo é a opinião do pediatra. Pois os pais suspeitam sempre que possa ser algo mais grave.
O dr Sylvio de Barros resolveu dar uma ajuda, aqui ficam as perguntas mais usuais colocadas pelas famílias.


O que são as cólicas?
As cólicas costumam aparecer nos bebés desde o nascimento até os 3 meses de idade, sendo mais comuns naqueles alimentados com leite artificial do que nos que só ingerem leite materno. Ocorrem devido à imaturidade do sistema digestivo do bebé, que provoca ondas de contracções intestinais em vários sentidos e gera dores mais ou menos intensas.

Como saber a razão pela qual o bebé chora?
É preciso verificar, com muita calma, se ele está com fome, sede, roupas agressivas, cólicas (nesse caso, a criança geralmente tende a contorcer o corpo), fezes ou urina na fralda, assaduras etc. O mais importante é não entrar em pânico, pois uma das causas mais comuns do choro de bebés recém-nascidos é a angústia das mães inexperientes.

O chá evita as cólicas?
Como até os três meses o mais comum é o bebé  estar a ser alimentado com leite materno, o que provoca poucas cólicas, não é aconselhável oferecer chás. Além de induzirem a um desmame indesejável, eles podem provocar mais cólicas devido à presença de açúcares.

O meu bebé não arrota. Pode ser prejudicial? Por que devo esperar que o bebé  arrote  antes de deitá-lo?
Arrotar após dar o leitinho é a forma como o bebé elimina os gases contidos no estômago. Ocorre com maior frequência quando ele recebe leite artificial. Isso porque, ao mamar no seio, a sucção não permite a entrada de ar. Além disso, o leite materno provoca menos fermentação, embora também possa provocar gases. Por isso, após beber o leitinho, deixe seu bebé por cerca de cinco minutos no colo, em posição vertical – além de favorecer a eliminação de gases isso evita soluços. Mesmo que ele não arrote, coloque-o em seguida no berço, tomando o cuidado de deitá-lo sempre de lado, para evitar a aspiração em caso de regurgitação.

Em que posição o recém-nascido deve dormir ?
A posição ideal para os recém-nascidos dormirem e  principalmente após mamarem, é de lado, com um apoio nas costas , para que ele possa manter-se nessa posição. Alguns sugerem que permaneça de preferência sobre o lado esquerdo, porque isso diminuiria o risco do refluxo. Eu acredito que baste a posição lateral, qualquer que seja o lado, para diminuir consideravelmente o risco de aspiração em caso de regurgitação.

O que é refluxo?
O refluxo gastroesofágico (RGE) é comum em bebés, crianças e adolescentes. De acordo com algumas pesquisas, o vómito recorrente ocorre em dois terços dos bebés aos 4 meses de idade, mas somente em 5% a 10% dos bebés com 1 ano. O esôfago do bebé é proporcionalmente mais curto e estreito que o do adulto. A sua alimentação é basicamente líquida, a sua musculatura é imatura, levando-o a passar a maior parte do tempo deitado, mesmo depois de alimentado. Além disso, o bebé tende a ingerir uma quantidade de alimentos maior do que o seu estômago pode conter. Por esse motivo, tende a apresentar refluxo, com regurgitações e vómitos após as refeições. Assim, o refluxo gastroesofágico é comum em crianças com menos de 1 ano. Em crianças normais, a sua incidência varia entre 18% a 40%. A maioria deixa de manifestar tal quadro quando chega aos 18 meses ou 2 anos de idade. Isso é o que denominamos refluxo gastroesofágico fisiológico normal, que não afecta o desenvolvimento do bebé. Chamamos de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) a presença do quadro descrito acompanhado de falha no crescimento, anemia, esofagite, chiados e, eventualmente, apnéia, pneumonia e sinusite crônica. Essa doença só pode ser detectada por meio de exames, que também determinam a gravidade e o tratamento mais apropriado.

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bebé
do Bebé

More in Bebé

otite externa no verão

Otite externa mais frequente no Verão

mustela bebe 99161

Noites Tranquilas com Bálsamo Reconfortante Mustela®

bebe seguro 8372

Bebé Vida apresenta dicas e conselhos sobre Segurança Infantil

bebe coisas boas 3748

Bebés só se lembram das coisas boas

bebe tablet 028

Tablet pode ser benéfico para menores de três anos

sera que dormir e dificil

E quando dormir é difícil…

bebe crescer

Labirintos do Crescer

tempo de brincar

É tempo de brincar e de se divertir!

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.