Comer peixe na gravidez

Comer peixe durante a gravidez é benéfico para o bebé afirmam cientistas norte-americanos.


Investigadores norte-americanos revelaram que comer mais peixe durante a gravidez e amamentar os bebés até mais tarde promove um melhor desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

Emily Oken, da Faculdade de Medicina de Harvard e da Harvard Pilgrim Health Care, e colegas analisaram 25.446 crianças de mães que participaram no estudo “Danish Birth Cohort”, que incluiu mulheres grávidas inscritas de 1997 a 2002. Foi avaliada a dieta pré-natal, incluindo as quantidades e tipos de peixe consumidos semanalmente, através de um questionário detalhado da frequência alimentar.

O estudo, publicado na “American Journal of Clinical Nutrition”, descobriu que as crianças cujas mães ingeriram mais peixe durante a gravidez apresentaram mais probabilidade de ter melhores capacidades motoras e cognitivas. Nestes casos, as mulheres que comeram mais peixe, em média cerca de 560 gramas por dia, tinham crianças com mais 25 por cento de probabilidade de ter resultados de desenvolvimento mais elevados aos seis meses e mais 30 por cento de probabilidade de ter resultados mais elevados aos 18 meses, em comparação com as mulheres que comeram menos peixe.

O consumo de três ou mais porções semanais de peixe foi associado a resultados de desenvolvimento mais elevados, assim os benefícios dos nutrientes do peixe pré-natal superam o perigo tóxico, segundo os investigadores.

Contudo, as mulheres nos Estados Unidos têm sido alertadas pelo governo federal para terem cuidado com o tipo de peixe que ingerem devido a preocupações com os níveis de mercúrio em algumas espécies.

in Farmácia.com.pt

Written By
More from

Tire 20 dúvidas sobre métodos para evitar a gravidez

Com o aparecimento da pílula anticoncepcional nos anos 1960, as mulheres passaram...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *