Como escolher um bom livro?

livro

Quando entramos numa livraria, somos "bombardeados" com centenas de livros infantis extremamente atraentes que se distribuem nas prateleiras.
Quais os mais adequados á idade do seu filho? Sempre que lhe for possivel, explore livros infantis,veja as histórias, observe as ilustrações e o estilo do autor.
A faixa etária por vezes é subjectiva, mas existem algumas dicas "universais" para os bebés, livros de plástico e pano são a resposta certa. Até 1 ano a 2, eles vão adorar, por exemplo, os que têm alguma textura. Conforme crescem, as crianças interessam-se pelos tipos cartonados, além dos que utilizam pop-ups e dobragens. Para crianças um pouco maiores, em geral, as ilustrações também são sempre muito relevantes. Em relação às histórias, é bom prestar atenção na complexidade, tamanho do texto e vocabulário, tenha em consideração quem o vai ler. Para as crianças em fase de alfabetização, os livros com letras de forma são muito estimulantes.
Tenha em atenção o "gosto" do seu filho, gosta dos livros de um determinado autor, personagem, estilo ou colecção? Gosta de poesia ou o que mais chama a atenção são as imagens? Prefere personagens aventureiros ou mais introspectivos? Está actualmente fascinado por bruxas ou gosta de animais? 
Contos clássicos e modernos, poesias, livros de imagens ou BD: é importante a criança ter acesso à diversidade, poder explorar diferentes gêneros, estilos e linguagens. Se forem os clássicos, prefira as versões que não ocultem passagens importantes e personagens “sombrios”.
Mais importante é permitir que a criança faça as suas escolhas.
Por mais que a criança queira um livro que você não goste deixe escolher e veja apenas depois o resultado.
Boas leituras.

Written By
More from

Popota Dance Tour 2010

A Popota Dance Tour 2010 vai passar por vários hipermercados Modelo e...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *