Como posso ajudar o meu filho quando está doente?

bebe doente 2973

bebe doente 2973Quando os nossos filhos ficam doentes, o sentimento de impotência apodera-se de nós. Existem procedimentos e técnicas  que só os profissionais de saúde podem fazer mas, existem também pequenas coisas que têm repercussão directa no bem estar da criança e no seu sentimento de segurança. Hoje falamos sobre o que podemos fazer nesses momentos.

* Esteja presente: O mais importante, nestes momentos, é estar presente, e mostrar-lhe o seu apoio através de manifestações de carinho, da manutenção de um ambiente sereno e da presença de alguma constância. Lembre-se que um elevado nível de ansiedade ou ausências prolongadas podem contribuir para a insegurança da criança.

*Responda às perguntas do seu filho: vá respondendo às questões que o seu filho lhe for colocando, dando espaço para que outras sejam colocadas de forma natural, minimizando assim os seus medos e receios. Aproveite estes momentos para lhe transmitir confiança, proximidade e abertura na comunicação. Esconder a verdade ou não responder às perguntas colocadas pelo seu filho podem induzir sentimentos de desconfiança e um eventual sofrimento.

* Dê-lhe colo: O colo do pai ou da mãe é sempre o lugar mais seguro do mundo. Pegue no seu filho sempre que a situação o permita. Segure-lhe a mão e acaricie-o.

* Incentive a manutenção de rotinas, sempre que estas sejam possíveis de realizar. Informe-se junto da equipa de saúde acerca das limitações às brincadeiras e actividades diárias.

* Deixe o seu filho exprimir as suas emoções: Situações de doença que possam prolongar-se no tempo podem ser geradoras de raiva e frustração para a criança. Perceba essas manifestações como uma reacção normal e não como uma atitude direccionada para si.

Liliana Branco
Psicóloga Clínica
Equipa Mindkiddo – área infanto-juvenil da
Oficina de Psicologia

Tags from the story
Written By
More from

Bebés provetas podem ser inférteis

Um estudo realizado pelo Instituto da Saúde da Criança de Londres revelou...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *