Como posso ajudar o meu filho quando está doente?

bebe doente 2973

bebe doente 2973Quando os nossos filhos ficam doentes, o sentimento de impotência apodera-se de nós. Existem procedimentos e técnicas  que só os profissionais de saúde podem fazer mas, existem também pequenas coisas que têm repercussão directa no bem estar da criança e no seu sentimento de segurança. Hoje falamos sobre o que podemos fazer nesses momentos.

* Esteja presente: O mais importante, nestes momentos, é estar presente, e mostrar-lhe o seu apoio através de manifestações de carinho, da manutenção de um ambiente sereno e da presença de alguma constância. Lembre-se que um elevado nível de ansiedade ou ausências prolongadas podem contribuir para a insegurança da criança.

*Responda às perguntas do seu filho: vá respondendo às questões que o seu filho lhe for colocando, dando espaço para que outras sejam colocadas de forma natural, minimizando assim os seus medos e receios. Aproveite estes momentos para lhe transmitir confiança, proximidade e abertura na comunicação. Esconder a verdade ou não responder às perguntas colocadas pelo seu filho podem induzir sentimentos de desconfiança e um eventual sofrimento.

* Dê-lhe colo: O colo do pai ou da mãe é sempre o lugar mais seguro do mundo. Pegue no seu filho sempre que a situação o permita. Segure-lhe a mão e acaricie-o.

* Incentive a manutenção de rotinas, sempre que estas sejam possíveis de realizar. Informe-se junto da equipa de saúde acerca das limitações às brincadeiras e actividades diárias.

* Deixe o seu filho exprimir as suas emoções: Situações de doença que possam prolongar-se no tempo podem ser geradoras de raiva e frustração para a criança. Perceba essas manifestações como uma reacção normal e não como uma atitude direccionada para si.

Liliana Branco
Psicóloga Clínica
Equipa Mindkiddo – área infanto-juvenil da
Oficina de Psicologia

Tags from the story
Written By
More from

O dilema de toda a mãe

Quando chega a hora de cortar o “segundo” cordão umbilical, onde deixar...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *