Como tratar da sua roupa

lava

A vertbaudet especialista em roupa infantil e de maternidade tem na sua página vários conselhos sobre como tratar da sua roupa. Nós deixamos aqui esta informação super importante.
Especial Nódoas e lavagem de roupa
Conselhos de lavagem
Antes de proceder à lavagem da sua roupa verifique que não foram esquecidos objectos no interior dos bolsos. Vire a roupa do avesso levantando as golas e os colarinhos. Respeite as indicações das etiquetas e siga as instruções do detergente.

Lavagem à máquina
Separe as peças de roupa por cores claras e escuras. Tenha especial atenção com as peças de cor nas primeiras lavagens. Respeite a capacidade da sua máquina de lavar. Programe a lavagem consoante as indicações das etiquetas. Proteja as peças delicadas colocando-as numa bolsa de rede.

Lavagem à mão
Dissolva totalmente o detergente ou sabão na água. Utilize sempre água fria e evite deixar a roupa na água por muito tempo. Verifique previamente as indicações das etiquetas das peças de roupa e se necessário lave separadamente as roupas de cor para não correr o risco de tingir. Não esfregue a roupa e tenha cuidado ao torcer.

Lavagem a seco
Respeite as indicações das etiquetas e certifique-se de que as peças de roupa em questão podem ser lavadas a seco. Em caso de dúvida informe-se na sua lavandaria.

 
Eliminação de Nódoas 
Caneta
Deixe secar a nódoa. Em seguida aplique laca de cabelo e esfregue. Se necessário, humedeça a zona da nódoa com um pouco de água. Repita esta operação até que a nódoa esteja removida.

Caril
Lave imediatamente com água morna e sabão de glicerina. Deixe repousar cerca de 60 minutos. Em seguida coloque a peça de roupa em água morna e sabão e lave-a como habitualmente.

Cera de Vela
Depois de seca, retire a cera que conseguir com a ajuda de uma colher ou faca tendo cuidado para não danificar o tecido. De seguida, coloque a parte do tecido com nódoa entre dois papéis mata borrão (ou outro papel absorvente) e passe com o ferro de engomar a uma temperatura moderada. Pode utilizar-se benzina para retirar os vestígios. Finalmente, lave a peça na máquina como habitualmente.

Cola
Remova a parte saliente da cola e de seguida, esfregue a nódoa com um pano embebido em acetona. Não utilize acetona em tecido que contenham na sua composição acetato, triacetato ou modacrílica. Se for o caso, lave o tecido normalmente.

Compota
Mergulhe a parte do tecido com nódoa numa mistura de água e álcool (50% / 50%). Esfregue suavemente.

Ferrugem
Aplique sobre a zona afectada uma solução de sumo de limão e sal. Deixe actuar cerca de duas horas e passe por água. De seguida, lave à máquina.

Sangue
Esfregue em água fria e sal. Se a nódoa for de grande dimensão ou se estiver seca, deixe repousar a peça de roupa em água fria com bastante sal. De seguida, lave com o detergente habitual.

Fruta
Molhe a peça de roupa em água fria e de seguida esfregue a nódoa com água e sabão. Se a nódoa estiver já seca, deverá ser dissolvida numa mistura de água morna com glicerina (50% / 50%) durante 60 minutos. Finalmente lave a peça de roupa na máquina. É igualmente eficaz, para este tipo de nódoa, utilizar uma mistura de água oxigenada (10 volumes) e água, numa proporção de 1 para 3 e, por fim, lavar a peça na máquina.

Gordura
Retire a gordura com um pano absorvente ou deitando um pouco de pó de talco sobre a nódoa. Aguarde um pouco e escove. Esfregue a nódoa com sabão e água (se estiver seca deixe na água durante 60 minutos). Por fim, lave do modo habitual.

Lama
Deixe secar a nódoa e escove-a. Por fim lave a peça. Em situações mais difíceis, esfregue delicadamente a nódoa com álcool e de seguida adicione um pouco de detergente líquido. Lave a peça à mão ou à máquina.

Molho de tomate
Coloque a peça de roupa numa mistura de água morna e glicerina durante cerca de 60 minutos. De seguida lave com um detergente branqueador.

Pastilha Elástica
Coloque a peça de roupa num saco de plástico e de seguida coloque no congelador cerca de 60 minutos (para que a pastilha endureça). Retire a peça de roupa e remova a pastilha com a ajuda de uma faca. Tenha cuidado para não danificar o tecido. Para eliminar a auréola esfregue a zona afectada com um pano embebido em acetona (excepto nos tecidos que contenham na sua composição acetato, triacetato ou modacrílica). Por fim, lave do modo habitual.

Relva
Friccione a parte afectada com álcool etílico e aguarde que seque. Lave com água e sabão. Em situações mais difíceis, “mergulhe" a nódoa numa mistura de água oxigenada (10 volumes) e água, na proporção de 1 para 3. De seguida, lave com um detergente branqueador. 
 

in vertbaudet.pt

Written By
More from

Bebés “nascem cidadãos”

Entrou hoje em vigor, no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), o...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *