Consumo de nutrientes na gravidez

gravidez34

Se pensa que no primeiro trimestre, os tecidos do feto sofrem mudanças decorrentes da alimentação da mãe, descanse pois isso não acontece devido ao seu pequeno tamanho. Mas os últimos três meses são, esses sim um período muito importante para o crescimento fetal, quando o bebé  vai absorver mais vitaminas e minerais.
Nesta fase você necessitará de aumentar o seu consumo de nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, zinco, iodo, magnésio, ácido fólico e vitaminas A, D, E, C e B12. Saiba para que servem cada um deles.

O Cálcio é importante para a formação dos ossos no feto, se não consumir em quantidade suficiente, ele irá "buscar" ao seu corpo. O cálcio está presente no leite e derivados.

Proteínas vai servir para o desenvolvimento do feto e da placenta e melhoram a cicatrização. Podem ser encontradas em ovos, leite e derivados, carnes magras e legumes.

O Ferro serve para  prevenir a anemia na mãe,bem como para o desenvolvimento do sangue do feto. Poderá encontrá-lo em carnes magras, legumes (lentilhas), ovos ou frutos secos.

Ácido Fólico é talvez um dos mais importantes pois a  sua função é reduzir o risco de malformações do sistema nervoso central do feto e outros defeitos congénitos. Procure-o em vegetais de folhas verdes, cenoura, pêssego, melão, gemas de ovos, alcachofra, abóbora, trigo integral e farinhas integrais.
 

 

Receba conselhos exclusivos na gravidez e para o seu bebé. Receba a nossa newsletter com passatempos, dicas e receitas. Visite o nosso Fórum e "desabafe" com outras mamãs! Registe-se aqui!

Written By
More from

A importância de saber chegar a casa a horas

Mário Cordeiro, pediatra, disse na semana passada numa conferência organizada pelo Departamento...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *