Crianças e os Espaços Verdes

As crianças que vivem perto de espaços verdes têm uma probabilidade menor de ganhar peso em relação às que não têm acesso a essas zonas, concluiu um estudo realizado pela Universidade de Washington publicado no American Journal of Preventive Medicine. O estudo analisou o caso de 3,8 mil crianças entre os três e os 16 anos, recorrendo a imagens de satélite para medir a cobertura vegetal na sua vizinhança.

Os investigadores salientaram o conjunto de problemas de saúde que podem ser causados pela obesidade infantil, como a diabetes tipo 2, a asma, a pressão alta, os problemas de sono e o stress.

Para os especialistas, a conclusão advém do facto de os jovens que habitam os espaços verdes terem tendência a ser mais activos pela proximidade de parques e praças, tendo menos propensão para restringir as actividades físicas a ruas e vias.

No caso dos adultos, a exposição a áreas verdes está associada a menos stress e a um menor índice de massa corporal (IMC) e períodos menores de recuperação pós-operatória.

Os autores apontaram que a disponibilidade de espaços verdes proporciona ainda, a crianças e jovens, uma melhoria na função cognitiva e uma redução nos sintomas do deficit de atenção e hiperactividade.

in Diário Digital

 

Written By
More from

Family Zone no Spacio

O Spacio Shopping, em parceria com a Blédina e o Celeiro-Dieta, acaba...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *