Cuidados a ter na gravidez

grav45(1)

13ª e 14ª semanas
Existem muito poucas probabilidades de vir a desenvolver estas infecções mas você pode limita-las ainda mais seguindo estes conselhos: Alimentos considerados de  Risco.  
O consumo de Fígado e as pastas de fígado podem causar Listeriose (1) 
Os Lacticínios não-pasteurizados, sobretudo queijos moles como “Camembert”, “Brie” e queijos raiados de azul  podem também causar Listeriose (1) 
As Refeições pré-preparadas, refrigeradas, sobretudo frango e marisco podem causar Listeriose (1) 
A Carne mal passada, sobretudo de porco  pode causar a Toxoplasmose (2) 
As Saladas e verduras cruas podem causar a Toxoplasmose (2) 
Os Ovos e aves mal-passados podem causar  Salmonelas (3) 

(1) Listeriose – Provocada pela bactéria Listeria monocytogenes, é uma infecção rara. Os sintomas são semelhantes aos da gripe e da gastroenterite e pode provocar aborto.

(2) Toxoplasmose – Em geral sem sintomas, esta infecção pode prejudicar gravemente o bebé. É contraída por contacto directo com o organismo Toxoplasma gondii, que se encontra nas fezes de gatos, carne crua e leite de cabra não-pasteurizado. A terra que cobre frutos e legumes pode estar contaminada.

(3) Salmonelose – A contaminação com a  bactéria Salmonella pode causar intoxicação alimentar. Isto, em regra, não afecta directamente o bebé, mas qualquer doença que implique febre alta, vómitos, diarreia e desidratação poderá provocar aborto ou parto prematuro.

 

 

Written By
More from

Escola para Barriguinhas

Está grávida? Durante os nove meses em que espera a chegada do seu...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *