Deco desconfia da “lei” dos anúncios infantis

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) diz que o acordo assinado quinta-feira entre as 26  mais importantes empresas alimentares para limitarem a publicidade aos seus produtos na televisão rádio e internet, não chega para impedir que as crianças sejam incentivadas a comprar  produtos com excesso de gordura, açúcar ou de sal. A Deco diz que o acordo não tem força de lei e que é a indústria quem define os produtos que serão alvo de restrições. Já os nutricionistas aplaudem. Em causa estão anúncios publicitários recheados de cereais açucarados, rebuçados, chocolates ou aperitivos salgados, que invadem  os programas, revistas ou sites destinados a crianças.
"Sabemos que na Europa, em alguns países onde a medida foi aplicada, as grandes empresas não estão a cumprir", alerta ao DN Jorge Morgado, secretário-geral da Deco. 
Este é um passo "interessante", pois as empresas assumiram um compromisso público. Mas é preciso é que este  ser um "acordo de cavalheiros", como o define o responsável da Deco, seja "cumprido escrupulosamente".
A associação desconfia do modelo de auto regulação escolhido: "Esta é uma reivindicação antiga e um passo em frente. Mas não queremos que seja apenas baseada em códigos de conduta, mas que haja legislação para que todos a cumpram", diz o Jorge Morgado.
Por outro lado,  o acordo só vai atingir os produtos que a indústria alimentar considerar menos saudáveis para as crianças, alerta..
Para a indústria alimentar este é um passo importante para tomar medidas concretas contra a obesidade. "Este protocolo replica a nível nacional um acordo europeu firmado em 2007", diz Pedro Queiroz, director-geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).  "A responsabilidade social é cada vez mais importante nas empresas".
Além disso empresas como a Coca-Cola, Danone, Nestlé, Matutano ou Unicer comprometem-se a dar uma melhor informação nutricional e a fabricar produtos com menos açúcar, gordura ou sal.

in http://dn.sapo.pt/

Written By
More from

Puré de legumes com maçã

[a partir dos 4 meses] Calorias: 65 Kcal por dose Interesse nutricional:...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *