Dicas para melhor fotografar o seu filho

catari

Primeiro que tudo é preciso que haja confiança, e muita paciência para que as fotos comecem a ficar boas. Confiança com os vossos filhos já têm, agora são ideias simples para captar aquele sorriso espontâneo e aquelas expressões tão naturais das crianças.

Para mim não funciona o “bem arranjadinho”, sentá-los numa cadeira e chamar o “passarinho”. Não funciona.
O que adoro registar é aquela gargalhada, os olhos profundos, as expressões alegres e a curiosidade típica de todas as crianças. Estão a pensar “ mas é difícil!”
E é mesmo. E difícil é conseguir tudo isto deles e ter a máquina pronta na hora!
Deixo algumas sugestões para facilitar essa cumplicidade:

1. A regra básica é : Paciência.
Não adianta ter pressa. Ganhar a confiança de uma criança, mesmo que seja o seu filho, tentar fazer com que eles esqueçam da máquina e comecem a agir naturalmente, leva tempo….muito tempo. O ideal é nunca exigirem um sorriso, uma expressão. São vontades que devem partir deles.
Uma boa dica é brincar…e ter sempre a máquina por perto. Assim vão brincando, disparando, brincando, disparando
e a descontracção surge e os bons momentos são registados sem pressão.

2. Deite-se com eles no chão. Fique à sua altura.
É essencial manter o contacto olhos nos olhos com seu filho.
O Ângulo melhora, as suas fotos ficam mais criativas, aumenta a confiança entre maquina e criança e a espontaneidade é registada com toda a certeza.

3. Mantenha-o ocupado
É importante que a criança fique ocupada com os seus brinquedos ou alguma actividade. Se alguém estiver por perto e ajudar, melhor ainda. Pode ser um lápis e um papel, um jogo, um animal de estimação, enfim, qualquer coisa que tire a atenção da criança da sua máquina. O que mais adoro são esses pequenos registos, os detalhes e a naturalidade da “brincadeira”.
4. Claro que pode ver! Deve!
Ajuda sempre quando, com os mais crescidos, mostro as fotografias e o que estou a fazer. Até é giro que elas tirem fotografias e vejam esse resultado. A confiança que se gere ajuda a criar o ambiente ideal para uma sessão sem pressas. E depois até pedem para eu tirar mais! J
Termino sempre uma “sessão de fotos” feliz!
Para mim, uma sessão tem sempre que ser alegre e descontraída, e importante é apresentar um bom trabalho fotográfico, um registo especial mas também oferecer uns momentos divertidos e diferentes, ficando assim na nossa memória.
Boas fotos!

Catarina Zimbarra
Fotógrafa
Colaboradora do Portal dobebe.com

Tags from the story
Written By
More from

Processos de adopção perdem isenção de custas

Os Processos de adopção vão perder isenção de custas judiciais. (mais…)
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *