Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual (DLM) possui diversas aplicações nos campos do bem-estar, da beleza e da saúde. Este método fisioterapeuta de massagem altamente especializado, é realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajecto linfático.

    Tem por objectivo estimular e acentuar algumas das funções do sistema linfático, beneficiando na redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, lipodemas, celulite, retenção hídrica, acne, entre outros. Proporciona, ao mesmo tempo, a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, proporcionando o equilíbrio do organismo.
            A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos, seguindo sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa.
            O método DLM pode ser realizado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e esteticistas, daí a importância do conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e etiologia de determinadas questões, assim como do trajecto linfático, para que o sucesso dos tratamentos seja visiível, visto quando é mal realizado e executado poder ter consequências graves na saúde humana.
 
            Como se manifesta uma circulação linfática deficiente?
Quando o sistema circulatório da linfa não cumpre correctamente a sua função, o corpo fica sobrecarregado por excesso de líquidos, que não consegue absorver, traduzindo-se geralmente por sintomas como: celulite, retenção de líquidos, peso nas pernas ou edema (inchaço).
 
            Quais os efeitos da DLM?
Melhora a drenagem da linfa, acelera a recuperação pós cirúrgica (pós cirurgia, de um modo geral, incluindo estética), reduz os edemas, varizes, varicosidades, retenção hídrica, revitaliza os tecidos e acalma.
 
            Contra-indicações?
Cancro, dermatoses, pace-maker, hipertensos, tumores e ulcerações.
 
            Sugestões complementares à DLM:
    * Boa e variada dieta alimentar
    * Evitar bebidas alcoólicas destiladas
    * Não fumar
    * Não usar roupa apertada
    * Não usar saltos demasiado altos
    * Não ingerir sal em excesso
    * Beber água ao longo do dia
    * Dormir sete a oito horas por noite
    * Fazer exercício físico
    * Evitar cruzar as pernas
 Daqui se conclui que a DLM é a abordagem ideal, quer para a grávida quer para a fase de pós-parto, por melhorar o estado corporal e a saúde de forma clara.

Virgínia Gonçalves
Mar Energético, terapias corporais Lda.
Especialista doBebe.com

Written By
More from

Primeiros sintomas de gravidez

Não pense que existem apenas algumas semanas importantes na sua gravidez e...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *