A Drenagem Linfática Manual (DLM) possui diversas aplicações nos campos do bem-estar, da beleza e da saúde. Este método fisioterapeuta de massagem altamente especializado, é realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajecto linfático.
Tem por objectivo estimular e acentuar algumas das funções do sistema linfático, beneficiando na redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, lipodemas, celulite, retenção hídrica, acne, entre outros. Proporciona, ao mesmo tempo, a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, proporcionando o equilíbrio do organismo.
A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos, seguindo sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa.
O método DLM pode ser realizado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e esteticistas, daí a importância do conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e etiologia de determinadas questões, assim como do trajecto linfático, para que o sucesso dos tratamentos seja visiível, visto quando é mal realizado e executado poder ter consequências graves na saúde humana.
Como se manifesta uma circulação linfática deficiente?
Quando o sistema circulatório da linfa não cumpre correctamente a sua função, o corpo fica sobrecarregado por excesso de líquidos, que não consegue absorver, traduzindo-se geralmente por sintomas como: celulite, retenção de líquidos, peso nas pernas ou edema (inchaço).
Quais os efeitos da DLM?
Melhora a drenagem da linfa, acelera a recuperação pós cirúrgica (pós cirurgia, de um modo geral, incluindo estética), reduz os edemas, varizes, varicosidades, retenção hídrica, revitaliza os tecidos e acalma.
Contra-indicações?
Cancro, dermatoses, pace-maker, hipertensos, tumores e ulcerações.
Sugestões complementares à DLM:
* Boa e variada dieta alimentar
* Evitar bebidas alcoólicas destiladas
* Não fumar
* Não usar roupa apertada
* Não usar saltos demasiado altos
* Não ingerir sal em excesso
* Beber água ao longo do dia
* Dormir sete a oito horas por noite
* Fazer exercício físico
* Evitar cruzar as pernas