Educação sexual no 1.º ciclo

A educação sexual nas escolas do 1.º ciclo ainda não é uma realidade a nível nacional, mas agrupamentos D. João II e Ribeiro de Carvalho são os primeiros de Sintra a incluir a disciplina numa acção de formação com o título “Olá bebé”. Iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia de São Marcos.

 São Marcos é a primeira freguesia do concelho de Sintra a introduzir a educação sexual nas matérias leccionadas nas escolas do 1.º ciclo. “Olá bebé”, iniciativa promovida pela junta de Freguesia,  de São Marcos, consiste num conjunto de acções de formação destinadas a “permitir aos alunos a aquisição e consolidação de conhecimentos na área da sexualidade, bem como a verbalização de dúvidas neste campo”, refere a autarquia.

Desenvolvida através de imagens e em linguagem simples, adequada à faixa etária em causa, a acção te como objectivos garantir aos mais novos a “compreensão da importância da reprodução para o equilíbrio e sobrevivência das espécies, das diferenças existentes entre o corpo feminino e o corpo masculino a nível de órgãos reprodutores”, além da “fisiologia da gravidez e do parto”. O amor e a amizade entram também no lote de matérias da iniciativa, que procura vincar a noção da “responsabilidade que uma gravidez e uma maternidade e paternidade implicam e da importância de uma boa e equilibrada relação afectiva para o desenvolvimento e bem-estar da criança”.

A acção abrange as escolas Escola EB1/JI de São Marcos nº1, Escola EB1/JI de São Marcos nº2 e Escola Rainha D. Leonor de Lencastre EB1 – do agrupamento D. João II e a Escola EB1/JI Casal do Cotão, do agrupamento Ribeiro de Carvalho.

Para os docentes, refere o executivo liderado por Nuno Anselmo, “este projecto é um auxiliar pedagógico, integrado no Projecto Educativo da Escola e funcionará como motivação para o desenvolvimento posterior do tema em sala de aula”.

Written By
More from

Novas pistas no cancro da mama associado à gravidez

Os genes envolvidos na inflamação, que provavelmente são mais accionados após a...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *