1. EDUCAR PARA QUE?
Extra! Extra!
Inicio hoje uma parceria com esse interessante espaço virtual “dobebe” voltado às famílias que se ampliam, isto é, que têm filhos.
Eu tenho duas filhas: uma com 20 e outra com 18 anos. Já bateram asas e estou bem satisfeita com o rumo que elas têm tomado. São garotas responsáveis, autônomas, estudiosas, carinhosas, com valores e caráter que me deixam orgulhosa. São críticas e reflexivas, mas com um enorme respeito por si, pelo mundo e pelos outros. Assumem seus problemas e desafios, e estão cada vez mais tomando o leme da própria vida.
E, por mais que eu escute que tenho sorte por ter meninas tão preciosas (mas não perfeitas), eu sei bem o trabalho que deu para chegar a esse ponto. Sempre tive a consciência de que a educação faz toda a diferença.
Mas quando olho para trás, eu penso: Como dei conta?
Trabalhar, estudar, cuidar das meninas, levar a médico, natação, vôlei, futebol, ginástica olímpica, dança, informática, inglês, passear, ir a apresentações, ajudar com tarefas, comprar o que necessitavam, viajar, educar, corrigir, acarinhar, brincar, conversar entre tantas outras atividades. Descobri que não basta ser mãe. É preciso ser ninja!
Trabalho com educação há anos, e isso me favoreceu. O conhecimento amplia a percepção e nos dá mais flexibilidade com as ações. Desde antes de ter filhos eu já sabia que a educação é um processo lento que requer muita dedicação, conhecimento e persistência. E nunca me rendi. Levei a sério esse meu papel, delegando-o o menos possível. E hoje colho os frutos, que são bem doces.
Minha ideia com essa parceria é trazer, reflexões e dicas de forma bem humorada que fui tecendo ao longo dessa jornada, e que ajudam ou atrapalham na educação dos filhos. Chamarei-a de MÃEchete do dia. Farei isso todo o começo de mês. Aceito também sugestões de temas que os inquietam. Espero que gostem.
No blog FILHOsofar.blogspot.com vocês encontram um pouco mais de mim e de vários temas já escritos. Nele há também um link para a minha coluna “De olho no cotidiano” da Revista Pais & Filhos.
Voltem sempre!
Lígia Pacheco
Palestrante, Docente, Pesquisadora Educacional e Colunista Revista Pais & Filhos Brasil