EDUCAR PARA QUE?

maechete

maechete1. EDUCAR PARA QUE?

Extra! Extra!
Inicio hoje uma parceria com esse interessante espaço virtual “dobebe” voltado às famílias que se ampliam, isto é, que têm filhos.
Eu tenho duas filhas: uma com 20 e outra com 18 anos. Já bateram asas e estou bem satisfeita com o rumo que elas têm tomado. São garotas responsáveis, autônomas, estudiosas, carinhosas, com valores e caráter que me deixam orgulhosa. São críticas e reflexivas, mas com um enorme respeito por si, pelo mundo e pelos outros. Assumem seus problemas e desafios, e estão cada vez mais tomando o leme da própria vida.

E, por mais que eu escute que tenho sorte por ter meninas tão preciosas (mas não perfeitas), eu sei bem o trabalho que deu para chegar a esse ponto. Sempre tive a consciência de que a educação faz toda a diferença.
Mas quando olho para trás, eu penso: Como dei conta?
Trabalhar, estudar, cuidar das meninas, levar a médico, natação, vôlei, futebol, ginástica olímpica, dança, informática, inglês, passear, ir a apresentações, ajudar com tarefas, comprar o que necessitavam, viajar, educar, corrigir, acarinhar, brincar, conversar entre tantas outras atividades. Descobri que não basta ser mãe. É preciso ser ninja!
Trabalho com educação há anos, e isso me favoreceu. O conhecimento amplia a percepção e nos dá mais flexibilidade com as ações. Desde antes de ter filhos eu já sabia que a educação é um processo lento que requer muita dedicação, conhecimento e persistência. E nunca me rendi. Levei a sério esse meu papel, delegando-o o menos  possível. E hoje colho os frutos, que são bem doces.
Minha ideia com essa parceria é trazer, reflexões e dicas de forma bem humorada que fui tecendo ao longo dessa jornada, e que ajudam ou atrapalham na educação dos filhos. Chamarei-a de MÃEchete do dia. Farei isso todo o começo de mês. Aceito também sugestões de temas que os inquietam. Espero que gostem.

No blog FILHOsofar.blogspot.com vocês encontram um pouco mais de mim e de vários temas já escritos. Nele há também um link para a minha coluna “De olho no cotidiano” da Revista Pais & Filhos.

Voltem sempre!

Lígia Pacheco

Palestrante, Docente, Pesquisadora Educacional e Colunista Revista Pais & Filhos Brasil

filhosofar
http://filhosofar.blogspot.com.br

Written By
More from

EDUCAR PARA QUE?

1. EDUCAR PARA QUE? Extra! Extra! Inicio hoje uma parceria com esse...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *