Ensinar Inglês com criatividade

Hoola Hoop, projecto da Porto Editora, é um dos sete candidatos a um prémio internacional. Um programa inovador que aposta na componente visual, nos conteúdos e em actividades pensadas para crianças do 1.º ciclo.  
 
Hoola é uma gata que tem pai e mãe, um irmão e uma irmã, avós e que encontra um gato preto bastante divertido que se chama Hoop. Hoola tem dois donos de carne e osso, os pequenos gémeos Daisy e Eddie. Hoola Hoop é o nome do projecto, da Porto Editora, que foi nomeado para os British Council ELT Innovation Awards, que pretendem distinguir os programas mais inovadores no ensino da língua inglesa e destacar equipas que promovam investigação na área. Sete trabalhos são candidatos ao prémio que será anunciado a 3 de Março na Delfina Gallery em Londres, Inglaterra. Hoola Hoop é o único projecto português seleccionado para a etapa final.

Hoola Hoop é composto por cinco níveis, do pré-escolar ao quarto ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, mais um guia escrito em inglês para os professores. É um projecto que se baseia no programa de Estudo do Meio, que proporciona uma abordagem integrada da língua inglesa, incidindo nas competências de listening e speaking e preparando a aprendizagem do Inglês no 2.º ciclo. Com actividades de leitura e escrita. Há várias novidades no conceito Hoola Hoop. A começar pelas imagens, passando pelos conteúdos e abordagem dos temas consoante as faixas etárias.

Sandie Mourão, líder da equipa de autores do projecto Hoola Hoop, defende que as ilustrações devem ocupar uma parte importante num manual e que os conteúdos devem ser pensados em termos de ensino de uma língua estrangeira. As ilustrações têm, portanto, um grande peso no projecto e as próprias personagens, que se mantêm ao longo dos livros, também crescem e surgem com as idades das crianças dos vários anos do 1.º ciclo. No 1.º ano as personagens são "mais redondas e fofas", no 4.º mais crescidas. "As crianças crescem com as imagens ou os livros crescem com as crianças em termos visuais". "O impacto visual é muito importante e é uma questão que falha em muitos livros." "Sentimos que nos manuais feitos em Portugal faltam algumas coisas em termos visuais e os conteúdos são pouco pensados, em termos de teoria de ensino de uma língua estrangeira", sublinha.

Hoola Hoop parte do programa de Estudo do Meio. E fá-lo por etapas. "Os manuais trabalham com conteúdos que os professores estão a usar. É muito importante que as crianças tenham aprendizagens interligadas." O 1.º e 2.º anos têm cinco blocos de Estudo do Meio, o livro que ensina Inglês tem precisamente cinco unidades. Os 3.º e 4.º anos têm seis unidades, correspondentes aos seis blocos da área curricular.
Cada página do livro sugere várias actividades e os docentes não trabalham sem rede. O Hoola Hoop tem um extenso e completo guia para os professores, escrito em Inglês, "com os passos muito alinhados e actividades extras". Há, portanto, muito por onde explorar e as próprias imagens remetem para universos que não são tão óbvios, de forma a espicaçar a criatividade.

Tudo pensado ao pormenor. Tudo planeado consoante a idade dos alunos. No 1.º ano as páginas têm mais ilustrações, didacticamente adequadas à respectiva faixa etária, e menos texto. "No 4.º ano, a página pode ser mais dinâmica porque os alunos já conseguem ler", refere a responsável, a investigar a importância da imagem didáctica no ensino das línguas estrangeiras, no âmbito da sua tese de doutoramento. Há dois mundos que são abordados no Hoola Hoop. Um mundo imaginário, em que não há personagens de carne e osso. E um mundo real. Dois mundos que se encaixam na história que é contada para cada faixa etária. No pré-escolar a gata Hoola tem a sua família animal, no 1.º ciclo aparecem os gémeos humanos, no 3.º ano a Hoola encontra o Hoop, o gato preto e com imensa piada.

 
in educare.pt

Written By
More from

Stress pode causar quistos

Anticoncepcionais e antiinflamatórios têm eficácia contra  tipos fisiológicos. (mais…)
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *