Estratégias de actuação familiar

Escola da Família surgiu em 2003 para que pais e encarregados de educação percebam simbolismos do mundo dos filhos. O projecto, implementado no concelho de Santa Maria da Feira, ajuda a abrir portas. 
No início de cada ano lectivo, escolhem-se os temas considerados mais relevantes e prementes, planifica-se o trabalho, as palestras ganham conteúdos, adequam-se os assuntos às faixas etárias e os agrupamentos escolares do concelho de Santa Maria da Feira recebem a informação. Desde Março de 2003 que as associações de pais do município feirense têm à disposição um projecto feito à sua medida. Escola da Família surgiu, precisamente, para reforçar a educação educativa parental através do enriquecimento de conhecimentos de quem tem a missão de educar.

Ao dispor, há palestras, debates, acções de formação e cursos para aprofundar temas importantes da infância e adolescência. Os agrupamentos e as associações de pais estudam os assuntos que gostariam de abordar para que a partilha de experiências se concretize. O projecto Escola da Família, da responsabilidade da Câmara de Santa Maria da Feira, nasceu para ir ao encontro das necessidades. Os interessados tratam da inscrição, propõem um dia, uma hora e um local. "Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem e só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo", lê-se na divulgação feita.

O projecto está preparado para abordar diversos temas desde o pré-escolar ao secundário para pais e, paralelamente, receptivo a promover um ciclo de conferências para professores e pessoal não docente, como auxiliares e monitores. O insucesso escolar, a auto-estima, como dizer não, a sexualidade na primeira infância, como gerir diferenças físicas e económicas, a agressividade dos mais pequenos, como actuar perante um divórcio têm sido dos temas mais requisitados pelos pais. A indisciplina, a hiperactividade e dislexia, como lidar com a autoridade do aluno e dos próprios pais dentro da escola são os assuntos mais solicitados pelos docentes.

Há seis anos no terreno, a iniciativa camarária pretende continuar a proporcionar aos pais e encarregados de educação "a oportunidade de redefinir estratégias de actuação familiar, através da participação activa nas diversas palestras que decorrem nas escolas". "Tem havido uma adesão muito grande. Nota-se que as pessoas querem saber cada vez mais e procuram informação", refere Ercília Duarte, psicóloga a coordenadora do projecto. Um dos principais objectivos do momento é captar a atenção do pré-escolar. "A prevenção tem de ser precoce. Se conseguirmos detectar problemas no jardim-de-infância, esse problema poderá transformar-se em não problema mais adiante", explica a responsável.

No ano passado surgiu o Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (GIP), do pelouro da educação da Câmara da Feira, que colocou sob a sua alçada a Escola da Família e o ciclo de conferências para docentes e não docentes. O GIP pretende, acima de tudo, ajudar a combater o insucesso escolar e a diminuir o número de alunos que abandonam a escola precocemente. Os agrupamentos escolares de Santa Maria da Feira identificam os alunos que estão numa situação mais preocupante e o GIP entra em acção. "Este ano, foram sinalizadas 250 crianças e feitas 189 avaliações", adianta Ercília Duarte.

Cada caso é um caso e o GIP actua junto das famílias para ajudar os pais na resolução de conflitos. Os pais têm assim um espaço de atendimento para esclarecimento de dúvidas em relação à educação dos filhos. Os professores também têm apoio psicopedagógico para lidar com diversas problemáticas que aparecem na sala de aula. Palestras informativas, dirigidas sobretudo aos pais, sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento da criança, também fazem parte do programa do GIP.

Written By
More from

7ª Exposição Canina Nacional e 61ª Exposição Canina Internacional do Estoril

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Agosto, faça um programa...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *