Evitar cáries nas crianças.

carie

Se quer ajudar o seu filho a ter uma excelente higiene oral  e evitar o surgimento das cáries, faça o que indico neste texto, através de uma rotina na criança.
Antes de surgirem os dentes de leite, faça uma limpeza na boca do bebé  basta enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda humedecida em água filtrada morna e passá-la levemente sobre a gengiva deles. É indicado que esta higiene seja feita antes de dormir, o que irá fazer com que a criança comece a acostumar-se com o hábito da limpeza, facilitando o uso posterior da escova.

Evite beijar a boca do bebé, limpar o bico da chupeta ou do biberão com a própria boca e assoprar a papinha, pois elas facilitam a transmissão de bactérias da boca dos pais para a boca do bebé e podem aumentar as possibilidades do aparecimento de cáries.

Os cuidados com os dentes de leite devem ser os mesmos dos permanentes.

 Durante o sono, a saliva de crianças e adultos diminui e a acção das bactérias na boca pode ser potencializada. Não deverá deixar o seu filho dormir sem realizar a limpeza da boca.

Evite que o seu filho tenha uma alimentação rica em carbonatos e açúcares. O consumo frequente de doces, pastilhas elásticas, refrigerantes, salgados e sumos industrializados colaboram para a exposição da criança à formação de ácidos. Eles atacam os minerais dos dentes, ocasionando cáries e até a erosão dentária.

Ajude o seu filho a ter horários de alimentação pré-definidos e não indiscriminadamente. Além disso, explique que deverá escovar dos dentes  três vezes por dia, de manhã, após o almoço e antes de dormir.

A hora da limpeza da boca deverá ter algo lúdico, para ajudar a criança na sua tarefa diária, como pastas coloridas e escovas com bonecos.

 Até os dez anos de idade, a criança ainda não possui a coordenação motora ideal, tornando a supervisão dos adultos necessária. Mas é importante deixar a criança escovar primeiro sozinha. Depois, o adulto finaliza.

Como lavar os dentes?  Deverá ter uma  escova, um pouco de creme e fio dental adequados às crianças, que serão orientados pelo odontopediatra. Se a criança não souber cuspir ainda, é indicado o uso de creme dental sem flúor.

Orientando assim o seu filho para a saúde oral, será mais fácil ser um adulto com uma boa higiene diária.
 

O seu filho já lava os dentes? Que pasta e que tipo de escova usa para o ajudar na sua higiene oral diária? Com que idade começou?

Por Drª Lucy de Campos

Tags from the story
Written By
More from

43 mil homens criam filhos sozinhos

Maioria dos casos resulta de divórcio e de viuvez. Peritos dizem que...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *