Exercicios para diminuir a dor


Nas primeiras semanas depois do nascimento do bebé, a postura da mulher merece atenção especial. Neste período, a musculatura da parte superior das costas e do abdomen está enfraquecida. Assim, a tendência é acomodar as costas na posição errada, especialmente para carregar o bebé e amamentar.


Aqui ficam alguns exemplos:

POSTURA

A postura tem a ver com a forma como  sustenta o seu  corpo. Na postura ideal, o esqueleto é submetido ao mínimo de esforço. A postura correcta protege o corpo contra ferimentos, ao passo que a má postura pode resultar num mau jeito e entorses.

Pelve Neutra
Para manter a boa postura na posição neutra é preciso que a resistência das costas e do abdomen seja a mesma.
Verifique a  sua postura num espelho.

1 Em pé, afaste as pernas, alinhando-as ao quadril. Deixe os joelhos ligeiramente flexionados e encontre a posição neutra da pelve: o seu corpo não pode estar arqueado para a frente nem para trás. O cóccix deve ficar voltado para o chão.

2 Imagine-se a empurrar o umbigo contra a coluna e prendendo-a com um alfinete. Após alguns segundos você sentirá os músculos cansados: isso indica que a execução do exercício está correcta. Abra o peito, empurre os ombros para baixo e para trás e alongue o pescoço. Imagine uma corda presa no alto da cabeça, puxando-a na direção do tecto. Mantenha-se erecta.

Posição Neutra
Este é o termo utilizado para descrever a curvatura natural da coluna. Nossa coluna tem três curvas: a cervical, no pescoço; a toráxica, na altura do peito; e a lombar, na parte inferior das costas. Essas curvas funcionam como amortecedores e dão força às costas. Permanecendo em pé da forma correta, com a pelve na posição neutra, sustentamos a espinha com mais eficácia.

Agachamento de Balé (Plié)

Este movimento de aquecimento abre o peito, alonga os ombros e energiza. Ponha para tocar uma música animada e movimente-se no seu ritmo. Respire profundamente. Mantenha o fluxo do movimento – ele tem seu próprio impulso. Repita o exercício 10-20 vezes.

1 Em pé, flexione um pouco os joelhos; afaste bem os pés e cruze os braços.

2 Flexione os joelhos. Abra os braços paralelamente às coxas e abra o peito.

3 Gire os braços para cima e cruze-os no alto da cabeça, ao mesmo tempo em que estica as pernas e contrai os glúteos. Olhe para as suas mãos.

4 Inverta a ação: deixe os braços caírem enquanto flexiona as pernas; a seguir, estique as pernas. Termine com os braços girando na frente do tronco.

Written By
More from

Dia da Mãe sugestões para fazer na escola

Temos aqui umas quantas sugestões que poderá fazer na sua escola. Os...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *