Fale de sexo com o seu filho

Nunca se falou de sexo como hoje, nunca as imagens de ‘cariz sexual’ ocuparam tanto espaço nos meios de comunicação social, nunca foi tão fácil aceder a informação, nomeadamente através da internet.

E, no entanto, a maioria dos pais ainda conversa pouco, e tarde de mais, com os seus filhos sobre sexualidade, indica um estudo da Universidade da Califórnia, que inquiriu 141 famílias com crianças entre os 10 e os 17 anos.

Segundo os dados apurados, mais de 40% dos miúdos tiveram uma relação sexual antes de falarem com os pais sobre temas como sexo seguro, contracepção ou doenças sexualmente transmissíveis.

E não serve o argumento de que também nenhum de nós falou com os nossos próprios pais sobre estas ‘coisas’, que a bem dizer nem sequer a ideia nos passou pela cabeça. Não só porque provavelmente teríamos ganho com isso, mas sobretudo porque os dados indicam que os adolescentes que têm a oportunidade de o fazer adiam o início da sua actividade sexual e, quando decidem começá-la, assumem comportamentos mais seguros e responsáveis.

Mas, atenção, previnem os especialistas, o que se pretende não é uma conversa solene, em que pais embaraçados debitam informação a filhos que olham para o chão, a contarem os minutos para saírem dali, mas um diálogo contínuo, que se vai fazendo ao longo dos anos, em redor da cena de um filme ou de um acontecimento novo (por exemplo, o anúncio de que Cristiano Ronaldo vai ser pai, é um ponto de partida fantástico).

A linguagem deve ser clara e simples, adequada à idade, sob risco de os pais acharem que ‘disseram tudo’, e os filhos ficarem na mesma. E não vale ficar à espera das perguntas, porque se os miúdos sentem que as suas perguntas deixam os pais de rastos, deixam (generosamente) de as fazer.

in Destak

Written By
More from

Livro: O Livro do Bebé

Título: O Livro do BebéAutor: Emília Celestino da Costa Editora: Publicações Europa AméricaPreço:...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *