Feng Shui para Crianças

fenbg

Preparar o quarto para a chegada do bebé
O Feng Shui é muito benéfico para melhorar a vida das pessoas, e assim como ajuda os adultos a terem maior bem-estar e equilíbrio na sua casa, também pode ser utilizado para melhorar as condições do espaço onde haja bebés ou crianças, permitindo criar um ambiente harmonioso à sua volta e transmitindo-lhes estabilidade e energia positiva, isto é, bom Feng Shui.

Se espera um bebé, mantenha o quarto onde ele irá ficar bem arejado e trate da sua decoração com bastante antecedência, para que quando o bebé nasça já não haja risco de inalação de produtos tóxicos. Escolha fibras naturais para os tecidos e abra bem as janelas diariamente.

 

O quarto das crianças deve estar voltado para Este, pois esta direcção corresponde ao Elemento Madeira e está associada ao crescimento. Se não puder colocá-lo nesta direcção, pinte uma parede de amarelo vivo ou utilize esta cor nas cortinas ou num objecto que dê vida ao quarto. Utilize materiais seguros na decoração do quarto dos seus filhos, prefira madeiras maciças com acabamentos naturais evitando tintas sintéticas e vernizes.

 

Estimular a criatividade e o desenvolvimento de uma criança deve ser uma preocupação básica dos pais. Para esse efeito decore uma parede com uma imagem colorida, mas tenha em atenção que para um bebé as imagens de animais da selva ou desenhos de cores muito vivas podem ser assustadores, embora se adeqúem a uma criança mais crescida.

 

Um quarto demasiado parado, em que a decoração não varia, não estimula o desenvolvimento do bebé. Active a energia positiva no quarto do seu filho fazendo pequenas mudanças de disposição dos móveis, de tempos a tempos. Pendure um mobile no quarto do bebé, mas não demasiado próximo da cara. Estimule a sua confiança pessoal deixando perto do bebé um objecto da mãe, para que o cheiro dela lhe transmita conforto e segurança.

À medida que o bebé cresce é natural que o quarto de dormir comece a ser também o espaço privilegiado de brincadeira. No entanto, deve existir um contraste de cores ou uma organização do mobiliário que faça uma divisão entre o local onde estão os brinquedos e o local de repouso, onde está a cama. Se houver mais do que uma criança a dormir no mesmo quarto, deve igualmente haver algo que distinga de forma personalizada o espaço de cada uma delas, reforçando desta forma o seu sentido de identidade.

 

O som é muito importante para os bebés, por isso coloque no quarto onde a criança está um relógio ou objecto que emita um som suave, cadenciado. Também pode optar por pôr a tocar um CD com música clássica, por exemplo.

 

O Feng Shui aconselha a que dê muita atenção a todos os sentidos do bebé. Para que através do tacto ele se possa sentir confortável, é importante que as superfícies dos móveis e os tecidos utilizados sejam suaves e aconchegantes, transmitindo conforto.

Reforce o seu sentimento de segurança colocando no berço um pano que ainda tenha o cheiro da primeira pessoa que tomou conta dele, pois os bebés têm o olfacto muito apurado. Os sinos “mensageiros de vento” ou os mobiles adaptados para bebés são portadores de bom Feng Shui e ajudam a equilibrar a energia, mas é preferível colocá-lo onde faz a muda da fralda do que no berço.

 

Evite ter cores agressivas ou objectos e quadros muito coloridos no quarto do bebé, espere que ele cresça um pouco e então sim, estimule as suas capacidades visuais. Os tons pastel, como o rosa suave, cor de mel ou um branco pálido são acolhedores e transmitem bom Feng Shui à criança.

 

Quando for mais crescido, diversifique as cores do quarto, ponha alguns elementos azuis, que reforçam a auto-estima, castanhos para dar uma sensação de segurança e vermelho que encoraja a expressão da sua criatividade. Utilize estas cores nos tecidos e em objectos, mas não as use em demasia. Se o seu bebé tem um sono agitado, opte por lençóis lisos de cores que transmitam estabilidade, como o castanho, o azul e o lilás.

 

É importante ter em atenção a disposição dos móveis no quarto do bebé. O berço deve estar no canto oposto à porta, de forma a que o bebé a veja com facilidade. No canto da direita coloque a cadeira onde embala o bebé, pois esse canto corresponde à área dos relacionamentos no Bá-Guá.

Tenha sempre em conta a personalidade do bebé. Se não dorme bem, escolha tons verdes. Se é mais carente, coloque uma luz de presença que lhe transmita tranquilidade e companhia enquanto dorme.

 

Quando as crianças crescem e vão para a escola, é igualmente importante que os pais criem no quarto um espaço onde estudam e fazem os trabalhos de casa, que se deve distinguir do espaço de brincadeira e do local onde está a cama. Estudar na cama não traz bom Feng Shui, pois pode provocar insónias e perturbações de sono e, por outro lado, dificuldades de concentração.

 

Mantenha o quarto dos seus filhos tão arrumado quanto possível, habituando-os desde pequenos a organizarem os seus brinquedos e livros em caixas e prateleiras que sejam de acesso fácil e ao mesmo tempo mantenham a ordem e a limpeza no quarto. Não mantenha objectos nem roupas que já não servem ou não são utilizados. Ensine os seus filhos a partilhar e a desfazerem-se daquilo que já não precisam, pois dessa forma estará a educá-los para criarem um fluxo permanente de energia positiva, e essa capacidade irá acompanhá-los e fará com que o bom Feng Shui circule livremente nas suas vidas.

 

Parceiro do Portal dobebe.com
Centro Maria Helena

Written By
More from

Jennifer Lopez e o marido não se entendem!

Jennifer Lopez e o marido não se entendem quanto à possibilidade de...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *