Gases na Gravidez

gravgase

Apesar da sua gravidez trazer momentos mágicos, em alguns casos também traz alguns incómodos. Para além dos enjôos vai existir  um aumento da flatulência, que vai acabar por provocar-lhe algum inchaço e desconforto. A causa destes sintomas deve-se à presença de uma hormona, a progesterona que  aumenta logo no início da gravidez, rfazendo com que os músculos,relaxem . Isto irá provocar uma digestão lenta, onde os alimentos não vão ser completamente digeridos pelas enzimas. Este efeito provoca uma maior quantidade de gás produzido no intestino grosso. No fim da gravidez o útero preencherá a maior parte do abdómen, retardando ainda mais a digestão e exercendo pressão sobre o estômago, piorando o desconforto depois das refeições, aumentando a sensação de inchaço e de azia.

Algumas sugestões para aliviar esse seu desconforto:

Tente ingir pequenas refeições diversas vezes ao dia
Evite bebidas ou alimentos adoçados artificialmente
Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos
Não fale enquanto come
Beba entre as refeições, em vez de beber às refeições.
Depois da refeição deite-se um pouco para o seu lado esquerdo num ângulo superior a 180º de forma a que o tronco esteja um pouco elevado.
Evite  roupas apertadas à volta da cintura ou abdómen.
Tente fazer pelo menos 20 minutos de exercício
Beba chá de menta 
Todos sabemos que existem certo tipo de alimentos que provocam mais gases que outros. No entanto, existem alguns que provocam mais gases a umas pessoas do que a outras. Na realidade, não deve evitar todos os alimentos que lhe podem provocar flatulência, pois muitos são cruciais para uma alimentação equilibrada; deve verificar quais são os que lhe provocam este estado, fazendo um diário alimentar onde regista os alimentos ingeridos e compara os resultados. No final, existe sempre um ou dois mais responsáveis.

Alimentos que podem provocar gases
É o caso da estaquiose e da rafinose, dois hidratos de carbono presentes em grande quantidade nas leguminosas, nos brócolos, nas couves em geral e na cebola. Estas substâncias não digeridas, ao chegarem ao intestino grosso, são decompostas pelas bactérias presentes, e os gases são o resultado desta acção bacteriana.
Couves de Bruxelas 
Feijão
Brócolos
Leite ou queijo
Feijão de soja
Couve
Couve-flor
Cebolas
Alimentos ricos em gordura
Bebidas com gás
alcachofras

Written By
More from

Vila Real: Mil euros para bebés ou casais que se fixem na freguesia de Vila Cova

Os bebés nascidos na freguesia de Vila Cova em 2010 receberão este...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *