Gravidez & Hiperactividade

12345

Uso de Telemóvel durante a gravidez pode causar Hiperactividade


Algumas mulheres grávidas que usem o telemóvel podem ter mais possibilidades de ter filhos com problemas de comportamento, como a hiperactividade, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, e a de Aarhus, na Dinamarca.

De acordo com a investigação, filhos de mães que utilizavam o telemóvel, pelo menos duas ou três vezes diárias durante a gravidez, estavam 54% mais propensos a ter problemas comportamentais, quando chegavam à idade escolar, e os riscos parecem aumentar conforme o uso é mais frequente.

Quando as próprias crianças usavam o aparelho antes de completar os sete anos, tinham em média, 80% mais risco de ter problemas. Contudo, os autores da pesquisa afirmam que os resultados foram inesperados e devem ser interpretados «com cuidado», já que se trata do primeiro estudo do tipo e torna-se necessário pesquisar mais sobre o assunto.

Mães de 13.159 crianças foram recrutadas ainda durante a gravidez e, quando os seus filhos completaram sete anos, em 2005 e 2006, responderam a um questionário sobre a saúde e o comportamento das crianças, assim como sobre o uso do telemóvel durante e após a gravidez e pelos próprios filhos.


 É  preciso aprofundar a investigação para estabelecer se a causa dos problemas comportamentais foi, de facto, o uso do telemóvel, já que, de acordo com os cientistas, estes podem não ser resultado da radiação emitida pelo aparelho, mas, sim, estarem associados à pouca atenção dada à criança pela mãe que usa o dispositivo com muita frequência.

Se isso ficar comprovado, dizem os especialistas, «o assunto será uma questão de preocupação em termos de saúde pública, devido à utilização generalizada da tecnologia». O estudo será publicado em Julho, na revista especializada Epidermiology.

Written By
More from

Vais ter um irmãozinho (a)

Quando surge a vontade de ter um segundo filho surge igualmente a...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *