Gripe A: Vacinação de crianças com menos de 5 anos começa para a semana

A ministra da Saúde revelou, esta quarta-feira, que o processo de vacinação de crianças com menos de cinco anos deverá começar no início da próxima semana. «Tem havido um aumento progressivo da adesão dos profissionais de saúde à sua própria vacinação e estamos neste momento a alargar a todas as grávidas do segundo e terceiro trimestre, mesmo sem patologia de risco, e às doenças crónicas e, a partir de segunda-feira, entraremos no grupo B», começou por afirmar Ana Jorge, em declarações citadas pela edição online do ‘Diário de Notícias’.

«O grupo a seguir são as crianças sem patologias, primeiro até aos cinco anos, depois abrangendo progressivamente até aos 12 anos e depois o resto em função da disponibilidade das vacinas», completou.

A ministra, que falava em conferência de imprensa após ter sido inoculada com a vacina contra o H1N1, apelou ainda para que não haja uma «corrida às urgências» com o previsível aumento de casos de gripe A:

«Uma criança com sintomas de gripe ou de febre não precisa de ir a correr para o hospital ou para um serviço de pediatria. Precisa, sim, de ser atendida por uma equipa de saúde, quando tal for indicado pela linha de Saúde 24, que tem capacidade e conhecimento para dar as indicações necessárias. A corrida que se tem muitas vezes assistido perante qualquer sintoma de alarme, na população dos pais de recorrerem de imediato aos serviços de urgência dos hospitais que têm serviços de pediatria, é contraproducente».

in Bola.pt

Written By
More from

Operar ou não?

Questão:  Pois é, a minha "Inesota" a partir dos 6/7 meses de...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *