Higiene Bucal na Gravidez

A higiene bucal merece uma atenção redobrada na sua gravidez .
Os cuidados com os dentes são ainda mais importantes na sua gestação.


Higiene bucal
Como a mulher come mais na gravidez as modificações no organismo deixam a boca mais ácida e os dentes com menos cálcio, é necessário muito cuidado com a higiene dentária.

Riscos
Além de problemas para a saúde da mulher, há cada vez mais evidências que sugerem uma relação entre as doenças gengivais e o nascimento de prematuros.

Tratamento
A gestante pode receber tratamento em qualquer fase da gravidez, mas o segundo trimestre é o melhor período. No primeiro, o bebé está a formar-se e deve evitar-se o uso de medicamentos, e no terceiro, qualquer complicação pode acelerar o parto.

Excepções
Em casos de urgência (dor decorrente de abcessos agudos, fracturas dentais, pulite, inflamações etc.) o tratamento deve ser feito independentemente do período da gravidez

Posição
Na gravidez avançada, a mulher não deve ficar deitada, pois o útero pode comprimir a veia cava e reduzir a pressão arterial. Ela deve ficar inclinada (semi-sentada) sobre o lado esquerdo do corpo

Rapidez
Consultas demoradas podem causar stress e cansaço na paciente. Devem ser evitadas. Se a grávida tiver histórico de medo, a consulta deve durar no máximo meia hora.

Written By
More from

Cuidar da sua pele

A mulher precisa redobrar o cuidado com a sua pele na altura da...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *