Higiene Bucal na Gravidez

A higiene bucal merece uma atenção redobrada na sua gravidez .
Os cuidados com os dentes são ainda mais importantes na sua gestação.

Higiene bucal
Como a mulher come mais na gravidez as modificações no organismo deixam a boca mais ácida e os dentes com menos cálcio, é necessário muito cuidado com a higiene dentária.

Riscos
Além de problemas para a saúde da mulher, há cada vez mais evidências que sugerem uma relação entre as doenças gengivais e o nascimento de prematuros.

Tratamento
A gestante pode receber tratamento em qualquer fase da gravidez, mas o segundo trimestre é o melhor período. No primeiro, o bebé está a formar-se e deve evitar-se o uso de medicamentos, e no terceiro, qualquer complicação pode acelerar o parto.

Excepções
Em casos de urgência (dor decorrente de abcessos agudos, fracturas dentais, pulite, inflamações etc.) o tratamento deve ser feito independentemente do período da gravidez

Posição
Na gravidez avançada, a mulher não deve ficar deitada, pois o útero pode comprimir a veia cava e reduzir a pressão arterial. Ela deve ficar inclinada (semi-sentada) sobre o lado esquerdo do corpo

Rapidez
Consultas demoradas podem causar stress e cansaço na paciente. Devem ser evitadas. Se a grávida tiver histórico de medo, a consulta deve durar no máximo meia hora.

Written By
More from

Na medida certa, água com açúcar alivia dor de bebês prematuros

  Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, descobriram uma...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *