Ideias para um Magusto!

castanha

Quem foi S.Martinho?
S.Martinho nasceu no ano 316, filho de um oficial romano e, desde muito cedo, aproximadamente 10 anos, foi reconhecido como aspirante a cristão.
Contrariado, entrou para o exército onde pratica o ideal cristão de humildade e generosidade. É durante esse período da sua vida que acontece o lendário episódio em que Martinho partilha a sua capa com um pobre, indo contra os princípios sociais da época.
Quando deixa o exército (não se sabe exactamente a data), Martinho dedica-se a evangelizar os seus conterrâneos. Mais tarde, é expulso da sua terra por causa do Arianismo e isola-se durante algum tempo. No entanto, a sua fé é grande e acaba a sua vida como bispo morrendo no ano 397.
São vários os episódios ligados a S. Martinho sendo-lhe atribuídos muitos milagres.
Pode explorar a lenda de S. Martinho. Tem que contar um  texto simples e pequeno, de modo a possibilitar a reconstituição oral.
Pode fazer uma banda desenhada alusiva ao tema. Depois observar e manusear um ouriço de modo a perceber a verdadeira origem da castanha; 
Tente encontrar alguns provérbios alusivos ao tema tais como: “No dia de S. Martinho vai à adega e bebe o teu ”; “No dia de S. Martinho mata o porquinho”; “Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho”.
Faça castanhas e uns pacotinhos para elas feitos de material reciclado por exemplo. E explique que as castanhas podiam ser utilizadas na confecção de sopa e de doce, e não serem apenas comidas cozidas e assadas. Pode também ensinar a  canção intitulada “ O ouriço já secou”.
Bom Magusto!

Tags from the story
Written By
More from

Bebés “nascem cidadãos”

Entrou hoje em vigor, no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), o...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *