Infarmed retira do mercado óleo de bebé da Pré-Natal

Autoridade do Medicamento diz que  qualidade do produto usado na limpeza da pele dos bebés não está garantida.

A Autoridade Nacional para o Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou ontem a suspensão imediata da comercialização e a retirada de mercado do óleo nutriente para bebés, da marca Pré-Natal. De acordo com o organismo regulador a "composição/embalagem não garantem a qualidade microbiológica do produto".

"Após análise, foi detectada uma não conformidade no ensaio de eficácia de conservantes, não tendo o responsável pela colocação no mercado conseguido demonstrar que o produto não apresenta perigo de contaminação", refere o comunicado colocado na página oficial do Infarmed. Por esta razão, a Autoridade Nacional do Medicamento "ordena a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado de todos os lotes deste produto cosmético e de higiene corporal".

O óleo nutriente, da marca Pré-Natal, é um produto que se destina ao cuidado da pele do bebé. De acordo com a descrição da própria marca, foi "estudado especificamente para a higiene sem água" e "também ajuda a remover gradualmente a crosta láctea". A descrição refere ainda que o óleo contém "extracto de camomila", "extractos vegetais" e "não contém compostos de origem animal".

No site e perante a proibição de venda, o Infarmed esclarece que as "entidades que disponham deste produto não o podem utilizar ou vender. Para obtenção de informações adicionais, devem contactar a empresa Pré-Natal – Soc. Unipessoal, Lda., responsável pela colocação no mercado nacional deste produto. Os consumidores que possuam este produto também não o devem utilizar".

A Autoridade Nacional para o Medicamento também ordenou a suspensão imediata do Veraspir Diskus, fluticasona + salmeterol, 250 µg + 50 µg, um medicamento usado para o tratamento de doenças respiratórias, como a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica. Em causa está "um erro na marcação do prazo de validade no recipiente unidose (marcação de 11/2001 em vez de 11/2011)".

 

Written By
More from

Páscoa cristã com rituais pagãos

Os símbolos, que os cristãos tão devotamente utilizam na Páscoa, têm origem...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *